O presidente iraniano Hassan Rouhani afirmou que as negociações relativamente ao retomar de um acordo nuclear estão a decorrer com sucesso.
“Demos um grande e importante passo e o acordo principal foi feito”, disse Rouhani, no âmbito de uma cerimónia de inauguração de vários projetos petroquímicos. As autoridades norte-americanas e iranianas têm estado reunidas em Viana, como parte dos esforços para reavivar o acordo nuclear de 2015, cerca de três anos após o ex-presidente Donald Trump ter retirado os EUA do acordo.
Hassan Rouhani mostrou-se otimista, esta quinta-feira, sobre o rumo das conversações que estão a decorrer. O presidente do Irão terá dito mesmo, segundo o Washington Post, que houve um “grande” consenso entre diplomatas e que um acordo está ao alcance das partes envolvidas.
O acordo internacional sobre o programa nuclear iraniano, concluído em 2015, em Viena, estava suspenso depois da retirada unilateral dos Estados Unidos em 2018 e da aplicação de sanções contra Teerã que, em resposta, tem vindo a enriquecer urânio desde 2019.
Os negociadores reuniram-se durante este mês em Viena, apelando a uma aceleração do ritmo das negociações. O acordo nuclear limita o programa atómico iraniano, em troca do levantamento de sanções, visando impedir a República Islâmica de se munir com bombas nucleares.