Pelo convite do lado brasileiro, o embaixador, durante sua visita em Porto Alegre, teve encontros com o Ministro de Estado do Meio Ambiente e Infraestrutura Luís Viana, o Presidente da Federação da Indústria Gilberto Porcello Petry e o Diretor Administrativo da Federação da Agricultura Francisco Lineu Schardong, durante os quais fez apresentação sobre o potencial comercial, econômico, de investimento e de transporte de nosso país.
Numa reunião com o Ministro de Estado do Ambiente e Infraestrutura, os interlocutores discutiram as perspectivas de cooperação no desenvolvimento das energias renováveis, inclusive de acordo com os objetivos do Conceito do Cazaquistão sobre a transição para uma economia “verde”, produção mais verde, bem como a possibilidade de implementação de projetos conjuntos de infraestrutura.
Durante das negociações com as federações da indústria e comercio do estado, foram discutidos os rumos prioritários para o fortalecimento da cooperação inter-regional. Em particular, levando em consideração as oportunidades econômicas do Rio Grande do Sul, foi proposto expandir a cooperação entre o Cazaquistão e o estado na área de comércio, mineração e agricultura. Também foi proposto que as empresas líderes da região, integrantes dessas federações, integrem o recém-criado Conselho Empresarial Cazaquistão-Brasil, que fortalecerá e ampliará a cooperação comercial, econômica e de investimentos entre os dois países.
O Rio Grande do Sul é o nono maior estado brasileiro (quase tão grande quanto a Itália), com uma população de 11,3 milhões. O estado ocupa o quarto lugar no país em termos de PIB e exportações. O Rio Grande do Sul possui um dos portos estratégicos da América do Sul – Rio Grande.