O principal representante diplomático das Filipinas insultou a China no Twitter, em um momento de crise pela presença de navios chineses no disputado Mar da China Meridional. “China, minha amiga, como posso dizer de maneira educada? Deixe-me ver… o… cai fora, p****”, tuitou o secretário das Relações Exteriores, Teodoro Locsin.
A última disputa entre Manila e Pequim por estas águas ricas em recurso, que a China reivindica quase na totalidade, aconteceu em março, depois que centenas de embarcações chinesas foram observadas dentro da Zona Econômica Exclusiva das Filipinas. A China rejeita os apelos das Filipinas para que retire os navios. A tensão se torna mais intensa à medida que Manila aumenta suas patrulhas marítimas na zona.
Locsin utiliza com frequência este tipo de linguagem no Twitter e defendeu sua tática ao afirmar que “a linguagem diplomática habitual não consegue nada”. O Departamento de Relações Exteriores das Filipinas acusa a Guarda Costeira da China de “ações beligerantes” contra os navios filipinos que participavam de exercícios marítimos perto do disputado Atol de Scarborough. Controlado pela China, Scarborough é uma das áreas de pesca mais ricas da região e uma fonte de tensão entre os dois países, que têm reivindicações territoriais rivais.