A Espanha prorrogou neste sábado (17) a quarentena obrigatória para viajantes do Brasil e mais 11 países por conta da propagação das novas variantes do coronavírus. A medida vale até o dia 3 de maio – e pode ser prorrogada.
Veja quais são os países com a restrição:
Brasil
África do Sul
Botsuana
Ilhas Comores
Gana
Quênia
Moçambique
Tanzânia
Zâmbia
Zimbábue
Peru
Colômbia
A decisão do governo espanhol vale para passageiros de voos diretos ou com escalas intermediárias e foi tomada pela “preocupação sobre os efeitos das variantes brasileira e sul-africana”. Em publicação no Diário Oficial do Estado, a Espanha destaca a “maior transmissibilidade, o risco de reinfecções e uma possível diminuição da eficácia vacinal” pelas variantes.
Segundo a medida, todos que desembarcarem deverão cumprir quarentena de dez dias, que poderá ser interrompida aos sete dias caso se apresente um teste PCR negativo para a Covid-19. Durante a quarentena, as pessoas “deverão permanecer em seu domicílio, ou alojamento”, e poderão sair apenas para comprar comida, medicamentos e para receber atenção médica. Assim como outros países, a Espanha autorizava a viagem apenas para cidadãos e residentes do país.