Joe Biden é presidente dos Estados Unidos. Narendra Modi é o primeiro-ministro da Índia. Scott Morrison é o primeiro-ministro da Austrália. Yoshihide Suga é o primeiro-ministro do Japão.
Em dezembro de 2004, a plataforma continental ao largo da costa da Indonésia mudou dois metros, criando uma das maiores ondas de maré da história moderna e uma crise humanitária quase sem precedentes ao redor do Oceano Índico. Com milhões de deslocados e centenas de milhares de mortos, a região do Indo-Pacífico soou um pedido de socorro. Juntos, nossos quatro países responderam.
Austrália, Índia, Japão e Estados Unidos — um grupo de nações democráticas dedicadas a entregar resultados por meio da cooperação prática — coordenaram a rápida assistência humanitária e o alívio de desastres às pessoas necessitadas. Nossa cooperação, conhecida como “O Quad”, nasceu em crise. Tornou-se um diálogo diplomático em 2007 e renasceu em 2017. Agora, nesta nova era de interconexão e oportunidade em todo o Indo-Pacífico, somos novamente convocados a agir juntos em apoio a uma região necessitada.
Desde o tsunami, as mudanças climáticas se tornaram mais perigosas, novas tecnologias revolucionaram nossas vidas diárias, a geopolítica tornou-se cada vez mais complexa, e uma pandemia devastou o mundo. Nesse contexto, estamos nos comprometendo com uma visão compartilhada para uma região indo-pacífica livre, aberta, resiliente e inclusiva. Estamos nos esforçando para garantir que o Indo-Pacífico seja acessível e dinâmico, regido pelo direito internacional e princípios fundamentais, como a liberdade de navegação e a resolução pacífica das disputas, e que todos os países sejam capazes de fazer suas próprias escolhas políticas, livres de coerção. Nos últimos anos, essa visão tem sido cada vez mais testada. Esses ensaios só reforçaram nossa determinação de contar com os desafios globais mais urgentes juntos.
Nossos governos trabalharam de perto por anos, e sexta-feira, pela primeira vez na história de “Quad”, nos reunimos como líderes para avançar a cooperação significativa no mais alto nível. Para fortalecer nossa busca por uma região aberta e livre, concordamos em fazer parceria para enfrentar os desafios apresentados pelas novas tecnologias e colaborar para definir as normas e padrões que regem as inovações do futuro. É evidente que a mudança climática é uma prioridade estratégica e um desafio global urgente, inclusive para a região do Indo-Pacífico. É por isso que trabalharemos juntos e com outros para fortalecer o acordode Paris e melhorar as ações climáticas de todas as nações. E com um compromisso inabalável com a saúde e a segurança do nosso povo, estamos determinados a acabar com a pandemia covid-19 porque nenhum país estará seguro enquanto a pandemia continuar.
A pandemia está entre os maiores riscos à saúde e à estabilidade econômica da história recente, e devemos trabalhar em parceria para pará-la em seus caminhos. Agora, estamos lançando um esforço ambicioso para ajudar a acabar com o Covid-19. Juntos, prometemos expandir e acelerar a produção na Índia de vacinas seguras, acessíveis e eficazes. Faremos parcerias em cada etapa para garantir que as vacinas sejam administradas em toda a região do Indo-Pacífico até 2022. Combinaremos nossa engenhosidade científica, financiamento, formidável capacidade produtiva e longa história de parceria global em saúde para aumentar o fornecimento de vacinas que salvam vidas, em estreita colaboração com organizações multilaterais, incluindo a Organização Mundial da Saúde e o Covax Facility. Nossa iniciativa de vacinas será guiada por um Grupo de Trabalho de Especialistas em Vacinas Quádruplos que reúne os líderes científicos mais aguçados da Austrália, Índia, Japão e Estados Unidos para atender às necessidades urgentes da região. E embora a pandemia nos impeça de nos encontrar pessoalmente, faremos isso antes do final de 2021. As promessas que fazemos hoje devem se traduzir em um amanhã indo-pacífico mais saudável e próspero.
Estamos orgulhosos de anunciar esses passos ousados – e ansiosos para iniciar o trabalho que nossos países devem empreender para alcançá-los. Terminar e se recuperar da pandemia, enfrentar as mudanças climáticas e avançar nossa visão regional compartilhada não será fácil. Sabemos que não podemos e não teremos sucesso sem coordenação e cooperação. Vamos renovar e fortalecer nossas parcerias no Sudeste Asiático, começando pela Associação das Nações do Sudeste Asiático, trabalhar com as Ilhas do Pacífico e engajar a região do Oceano Índico para atender a este momento. O Quad é um grupo flexível de parceiros semelhantes dedicados a avançar em uma visão comum e a garantir a paz e a prosperidade. Damos as boas-vindas e buscaremos oportunidades para trabalhar com todos aqueles que compartilham desses objetivos.
Ao longo destes últimos meses, cada um de nós sofreu o sofrimento que nosso povo e o mundo sofreram. Mas nesta hora escura, nossa parceria oferece uma faísca de esperança para iluminar o caminho à frente. Nossos fundamentos da democracia e um compromisso com o engajamento nos unem. Sabemos que podemos prover a segurança e a prosperidade de nosso povo em casa, enfrentando crises globais em conjunto, com propósito e determinação. Invocamos da tragédia a força e a resiliência para unificar e superar. E nos comprometemos, mais uma vez, a uma região indo-pacífica livre, aberta, segura e próspera.