Em sua primeira reunião bilateral, os presidentes dos Estados Unidos, Joe Biden, e do México, Andrés Manuel López Obrador, enfatizaram a cooperação entre os dois países. “Estamos mais seguros quando trabalhamos juntos”, declarou o democrata, durante uma videoconferência, que disse haver “vontade” de manter boas relações entre a Casa Branca e o Palácio Nacional.
Obrador afirmou que considera muito importante a integração econômica entre os países da América do Norte e que isso os fortalecerá. Em 2020, os dois países assinaram um acordo comercial com o Canadá. O pacto, conhecido pela sigla USMCA, substituiu o antigo Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (Nafta, na sigla em inglês). Na semana passada, Biden se reuniu virtualmente com o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau.
Também no ano passado, López Obrador e o então presidente americano, Donald Trump, assinaram uma declaração conjunta de cooperação entre os dois países, durante uma cerimônia na Casa Branca a qual o líder mexicano compareceu presencialmente.
Na reunião desta segunda-feira com Biden, o presidente do México ressaltou que a relação com Washington é “estratégica”. “Temos que cooperar para o desenvolvimento, com independência e autonomia”, afirmou.