• Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato
quinta-feira, 7 maio , 2026
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
Home Mundo

Irã pede novamente aos Estados Unidos retirada das sanções impostas por Trump

por Liz Elaine
19 de fevereiro de 2021
em Mundo
Tempo de Leitura: 3 mins
A A

O governo do Irã pediu novamente aos Estados Unidos nesta sexta-feira (19) a retirada de todas as sanções impostas pelo ex-presidente Donald Trump, horas depois de uma proposta de negociações da parte da administração de Joe Biden.

Teerã “anulará imediatamente” suas medidas de represália se Washington “retirar, sem condições, todas as sanções impostas, reimpostas ou rebatizadas por Trump”, tuitou o ministro iraniano das Relações Exteriores, Mohammad Javad Zarif.

Após uma reunião virtual entre os ministros das Relações Exteriores da França, Alemanha, Reino Unido e Estados Unidos, o governo Biden anunciou que estava disposto a aceitar um convite da União Europeia (UE) para participar em conversações com o Irã.

O encontro reuniria os países que assinaram o acordo (Irã, Estados Unidos, Alemanha, China, França, Reino Unido e Rússia) com o objetivo de “abordar a melhor forma de avançar a respeito do programa nuclear” iraniano, segundo a diplomacia americana.

Em um gesto de boa vontade, o governo Biden também anunciou que a proclamação de sanções internacionais contra o Irã, feita de maneira unilateral por Trump em setembro, permanecerá no papel. Os demais países do Conselho de Segurança da ONU já haviam considerado que o anúncio não teria nenhum efeito.

– “Algo bom” – O Departamento de Estado americano também anunciou que aliviaria as restrições de deslocamento em Nova York dos diplomatas iranianos na ONU, que também foram aumentadas durante o mandato de Trump.

Estas medidas obrigavam os representantes iranianos a não se afastarem mais que algumas ruas da sede da ONU. Agora poderão fazer deslocamentos por Nova York e sua periferia. Os sinais de boa vontade em relação ao Irã foram elogiados inclusive pela Rússia nesta sexta-feira.

“Deixar de pedir sanções é algo bom (…) é um fato positivo”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, antes de destacar que ainda resta muito trabalho pela frente para retomar o apoio ao acordo nuclear com o Irã.

A mudança de governo nos Estados Unidos aumentou as esperanças de retomada de diálogo entre Washington e Teerã após a política de “pressão máxima” exercida por Trump. Joe Biden já deixou claro que Washington só pretende retornar ao pacto quando Teerã demonstrar que cumpre o acordo plenamente.

O momento atual é especialmente delicado. Com base em uma lei aprovada pelo Parlamento do Irã, o governo planeja restringir, a partir de 21 de fevereiro, o acesso dos inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) a algumas instalações, caso o governo dos Estados Unidos não retire as sanções.

Na quinta-feira, os chefes da diplomacia da França, Jean-Yves Le Drian, Alemanha, Heiko Maas, Reino Unido, Dominic Raab, e Estados Unidos, Antony Blinken, afirmaram que se a lei for aplicada, isto representaria o início de uma situação “perigosa”. Os quatro pediram ao Irã que “considere as consequências de uma ação tão grave, especialmente neste momento de renovada oportunidade diplomática”.

– “Atos com atos” – “Nossas medidas são uma resposta às violações americanas e europeias”, declarou Zarif na quinta-feira. “Responderemos aos atos com atos”, completou. França, Alemanha, Reino Unido e Estados Unidos também expressaram a “preocupação comum” com a recente decisão do Irã de produzir urânio enriquecido a 20% e urânio metálico, o que constitui um “passo chave no desenvolvimento de uma arma nuclear”.

Desde a retirada dos Estados Unidos do acordo e do retorno das sanções que asfixiam a economia iraniana, Teerã se liberou de muitos limites que havia aceitado impor a seu programa nuclear.

O diretor geral da AIEA, Rafael Grossi, tem uma viagem programada no sábado a Teerã para “encontrar uma solução mutuamente aceitável”, segundo o organismo com sede em Viena, que está preocupado com o “grave impacto” das restrições.

Tags: Estados UnidosIrãJoe BidenMohammad Javad ZarifTrump
Notícia Anterior

Repressão militar após golpe em Mianmar registra primeira morte

Próxima Notícia

Redução de casos de covid-19 alivia Europa, diz OMS

Notícias Relacionadas

Mundo

Teatro Bolshoi comemora 250 anos de fundação

28 de março de 2026
Mundo

Acordo Mercosul-UE entra em vigor provisoriamente em maio

24 de março de 2026
Mundo

Liga dos Estados Árabes celebra seu 81º Aniversário

21 de março de 2026
Próxima Notícia

Redução de casos de covid-19 alivia Europa, diz OMS

Tags

Acordo Alemanha argentina Azerbaijão Brasil Brasília Cazaquistão China comércio Cooperação Coronavírus Covid-19 Diplomacia eleições Embaixada Embaixador Embaixadora EMBAIXADORES Estados Unidos EUA Exposição França India Irã Israel Itamaraty iTália Japão Joe Biden MERCOSUL ministro ONU palestina pandemia Portugal presidente reino unido russia São Paulo Turismo Ucrânia UE UNIÃO EUROPEIA Vacina Venezuela

CONTATOS • Contacts

+55 61 999873033

contato@embassynews.info

SIGA-NOS • Follow Us

Sobre a embassy • About Us

A Embassy é um moderno e dinâmico veículo de comunicação e business, cujo objetivo é divulgar as ações/projetos das embaixadas e organismos internacionais, de comércio exterior, intercâmbios bilaterais, missões diplomáticas, turismo, tecnologia, cultura e ambientais. São ainda nosso foco de divulgação, iniciativas dos governos federais, estaduais e municipais de âmbito mundial.
Embaixador do Irã defende o fortalecimento das rel Embaixador do Irã defende o fortalecimento das relações com o Brasil -

O fluxo comercial entre Brasil e o Irã apresenta oscilações, com saldo comercial favorável, de maneira consistente, ao Brasil. Apesar de persistirem entraves, o Irã é expressivo mercado — um dos maiores do Oriente Médio — para as exportações brasileiras.

O embaixador do Irã no Brasil, Abdollah Nekounam Ghadiri, defendeu o fortalecimento das relações com o Brasil em reunião, nesta quarta-feira, 6, com o presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP). O deputado Claudio Cajado (PP-BA), também participou do encontro.

De acordo com Ghadiri, “temos um relacionamento de mais de 120 anos e que nunca foi afetado pelas mudanças de governos, no Brasil ou no Irã. São relações sólidas que se baseiam no interesse comum, principalmente no comércio”, afirmou...

🔗 Leia a matéria completa em embassynews.info 

#AbdollahNekounamGhadiri #ClaudioCajado #COMISSÃO #CREDN #Diplomacia #Embaixador #Exportação #Irã #LuizPhilippe #relações
Brasília: arte e história além da política - Em Brasília: arte e história além da política -

Em meio às discussões e debates da República, a capital do Brasil guarda obras de arte e uma arquitetura que lhe conferiram o título de patrimônio mundial da Unesco.

A Praça dos Três Poderes, com o Palácio do Planalto, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Congresso Nacional, ocupa o cotidiano dos brasileiros no noticiário e nas decisões que influenciam a vida da população. Mas são esses endereços também obra de arte e de arquitetura de uma cidade que respira história, cultura e oferece lazer mesmo em meio a tantas negociações políticas.

Construir uma capital no Centro-Oeste brasileiro foi uma insistência do presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira (1956-1960), que encomendou o projeto ao arquiteto Oscar Niemeyer (1907-2012). Ele, porém, recomendou que o plano urbanístico fosse feito por outro profissional e se ocupou, ent�...

🔗 Leia a matéria completa em embassynews.info 

#Arte #AthosBulcão #Brasília #capital #Ceschiatti #LúcioCosta #Memorial #obras #OscarNiemeyer #Palácio #patrimônio #Planalto #política #RobertoBurleMarx #Unesco
Bahrein destina áreas para produção agrícola no Br Bahrein destina áreas para produção agrícola no Brasil -

Ministério dos Assuntos Municipais e Agricultura do Bahrein alocou 12 lotes para agricultores de Buri (SP) como parte de estratégia para aumentar segurança alimentar do país.

O Ministério dos Assuntos Municipais e Agricultura do Bahrein assinou acordos para destinação de 12 lotes agrícolas a agricultores em Buri, estado de São Paulo.  No total foram concedidos 82 mil metros quadrados, cerca de 8,2 hectares, como parte dos esforços para aumentar a segurança alimentar e apoiar agricultores no país, segundo notícia da agência estatal Bahrain News Agency (BNA).

A ação se insere em uma estratégia maior que tem como fim também expandir a capacidade agrícola sustentável, aumentar a produção local e melhorar a eficiência no setor no Bahrein. Recentemente o Ministério dos Assuntos Municipais e Agricultura alocou outros seis lotes, em um tot...

🔗 Leia a matéria completa em embassynews.info 

#Agricultura #Bahrein #Buri #ministério #Produção
Brasileiros no exterior: Governo reduz pela metade Brasileiros no exterior: Governo reduz pela metade taxa de passaporte -

A medida foi divulgada nesta terça-feira (05), em comunicado do Itamaraty

A partir de 1º de junho de 2026, brasileiros que vivem no exterior terão acesso a passaportes com custo reduzido em 50 por cento. A medida, publicada pela Portaria MRE nº 664/2026, equipara as taxas consulares aos valores cobrados no Brasil.

O governo destacou que a iniciativa beneficia especialmente famílias binacionais e crianças nascidas fora do Brasil, facilitando a regularização de documentos essenciais ao exercício dos direitos dos cidadãos brasileiros no mundo.

A redução também pretende aproximar o preço da emissão no exterior aos valores cobrados em território nacional. Hoje, o custo da obtenção de um passaporte no Brasil varia de R$ 257,25 a R$ 514,50.

🔗 Leia a matéria completa em embassynews.info
Brasil e Reino Unido avançam na cooperação em mine Brasil e Reino Unido avançam na cooperação em minerais críticos -

Evento realizado na sede da ApexBrasil reuniu especialistas, diplomatas e representantes dos dois governos para debater parcerias estratégicas no setor. Representando a Embaixada do Reino Unido, participou a ministra conselheira Sarah Clegg

O Brasil tem ampliado sua atuação no debate global sobre minerais críticos, insumos essenciais para a transição energética e o desenvolvimento de novas tecnologias. Nesse contexto, o país avança na construção de uma política nacional para o setor e busca fortalecer parcerias internacionais.

Foi com esse objetivo que a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) sediou, no dia 29 de abril, a Mesa Redonda de Especialistas em Minerais Críticos Reino Unido–Brasil, encontro de alto nível que reuniu representantes de governos, setor produtivo, instituições finance...

🔗 Link Completo da Matéria:

https://embassynews.info/brasil-e-reino-unido-avancam-na-cooperacao-em-minerais-criticos/

#Apex #Brasil #Cooperação #críticos #exportações #LaudemirMuller #minerais #reinounido #SarahClegg
Bahia se posiciona como parceira estratégica da UE Bahia se posiciona como parceira estratégica da UE na indústria sustentável e transição energética -

Estado vem se consolidando como um parceiro estratégico da União Europeia no avanço da indústria sustentável, da transição energética e da inovação tecnológica, em um momento de fortalecimento das relações bilaterais após a entrada em vigor provisória do acordo entre o Mercosul e o bloco europeu, em 1º de maio.

Entre os dias 4 e 6 de maio, o estado recebeu uma delegação de adidos comerciais europeus no âmbito do programa “Conhecendo a Indústria”, promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). A iniciativa tem como objetivo apresentar o potencial produtivo e tecnológico brasileiro, além de ampliar a cooperação econômica e atrair investimentos estrangeiros.

Um dos principais pontos da agenda foi a visita ao SENAI Cimatec, em Salvador, considerado um dos mais avançados centros de inovação industrial...

🔗 Link Completo da Matéria:

https://embassynews.info/bahia-se-posiciona-como-parceira-estrategica-da-ue-na-industria-sustentavel-e-transicao-energetica/

#Bahia #delegação #energia #Europeia #Indústria #MERCOSUL #UE #União
Seguir no Instagram
  • Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In