32° Café Científico debate a revolução genética, nesta quinta (22), na Universidade de Brasília (UnB). Evento tem apoio da Embaixada da França.
A técnica de modificação do genoma CRISPR-cas9 será o tema do 32° Café Científico de Brasília, que acontece nesta quinta (22), às 15h, no Instituto de Biologia da Universidade de Brasília (UnB-IB). Revolução genética, promessa terapêutica e questões éticas serão aspectos que serão debatidos pelos palestrantes convidados para esta edição Sebastien Charneau (IB, UNB), Izabela M. Dourado Bastos (IB, UNB), Iruena M. Kessler (FM, UNB).
Do sistema imune adaptativo de bactérias e arquéias, o sistema CRISPR representa hoje uma mudança de paradigma na manipulação genética, graças a sua precisão, rapidez e acurácia. Sob baixos custos, a técnica apresenta inúmeras aplicações biotecnológicas, na agricultura, pecuária, indústrias de alimentos e farmacêuticas, bem como a promessa de cura de mais de 4000 doenças genéticas conhecidas, de câncer e doenças infecciosas. Responsável pela maior patente em biotecnologia da história, o sistema apresenta alguns entraves técnicos, além das questões éticas, principalmente no que se refere à manipulação de embriões humanos. Neste Café, discutiremos sobre a técnica, suas aplicações, questões éticas e evolutivas em torno dessa chamada, “tesoura molecular”!
Os participantes poderão aproveitar também a exposição “Ética e Genética, Rumo ao mundo perfeito?”, do INSERM, que acontece no hall do auditório de Biologia, de 19 a 23 de junho.
O objetivo do Café Científico é criar um espaço informal e convivial de discussões sobre questões científicas e sociopolíticas atuais, que permitem com frequência uma comparação França/Brasil. As problemáticas são apresentadas e debatidas por especialistas de diversas áreas, franceses e/ou brasileiros, que respondem às perguntas do público.
O evento acontecerá em francês com tradução simultânea em português. A entrada é gratuita.
32° Café Científico: “CRISPR-cas9, a revolução genética”
22/06/17
15h
UnB-IB (auditório)
L3-Norte, Campus Darcy Ribeiro
Entrada gratuita/ Tradução simultâna