Conhecido como o “Principe das Letras Castelhanas”, Rubén Darío é percursor e pai do Modernismo que sintetiza o literário latino-americano e caribenho. “É nosso maior expoente literário, que transcendeu fronteiras e que tem deixado um grande legado na literatura espanhola, para o continente americano e mais além”, discursou a embaixadora da Nicarágua Lorena Martinez, ao abrir o recital com violão , nesta quarta-feira (10), no Instituto Cervantes de Brasília.
Durante o evento, pôde-se conhecer uma mostra das principais obras de Rubéns Darío na voz da poeta e escritora brasileira Nami Teixeira que recitou três breves poemas do artista nicaraguense, traduzidos para o português pelo também poeta brasileiro, Anderson Braga Horta.
Participaram ainda do recital o embaixador de Honduras, Jorge Reyes, com poemas de Darío lidos em espanhol; a vice-chefe da embaixada do Panamá, Zuriany Rodriguez, e a diretora do Instituto Cervantes, Raquel Romero. Eles foram acompanhados pelo violonista equatoriano Victor Nieto, Adido de Defesa da embaixada do Equador. Prestigiaram também o evento, os embaixadores Norman Ortiz, da Costa Rica, Patrícia Villegas de Jorge, do México, Miguel Lecaro, do Panamá e Tonika Sealy-Thompson, de Barbados.
Darío foi poeta, escritor, jornalista e diplomata. Desempenhou diversos cargos diplomáticos e consulares em países da América e na Europa, como Chile, Argentina, Costa Rica, Honduras, El Salvador, Guatemala, Panamá, França e Espanha.
Darío, de acordo com a embaixadora Lorena Martinez, foi um revolucionário da sua língua conservadora e um forte crítico da política imperial expansionista. “Para nós nicaraguenses, com Darío aprendemos o amor que ele tinha por sua pátria. E é em sua condição de hipano-americano denunciante de abusos imperiais, o que lhe permite escrever versos com a natureza rebelde de Nossa América”, afirmou.
Brasil – A embaixadora lembrou que o poeta nicaraguense já recebeu diferentes homenagens com instalação do nome dele em praças, ruas e colégios; em cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Bahia, Porto Alegre e em Brasília.