Sua atuação alcança cerca de 3.000 projetos em 108 países, em áreas como agricultura, segurança alimentar, saúde, educação e formação profissional.Diversas são as iniciativas que merecem destaque. O programa de bancos de leite humano foi considerado, pela OMS, excelente no combate à mortalidade infantil. Com baixo custo de implementação, já beneficiou mais de 300 mil crianças em 24 países.
O Programa de segurança alimentar e nutricional escolar beneficia famílias, crianças e adolescentes em 29 países da África e da América Latina, mediante a transferência de metodologias e práticas brasileiras que estimulam hábitos alimentares saudáveis.Em minha recente viagem de trabalho ao continente africano, pude atestar que os projetos da ABC, além de contribuírem para a melhoria das condições de vida das populações locais, também exercem a função de “embaixadores” do Brasil, divulgando ações de nosso país em diversos setores associados ao desenvolvimento social e econômico.
Um país com a dimensão e o perfil do Brasil não pode prescindir da cooperação como parte de sua inserção internacional.É nosso dever preservar esse patrimônio brasileiro, modernizando seus instrumentos e fortalecendo sua base jurídica. Com esse objetivo, pretendo apresentar ao presidente da República, para posterior apreciação ao Congresso Nacional, um projeto de lei que estabelece a Política Nacional de Cooperação para o Desenvolvimento.
A ABC está pronta para um novo salto de qualidade e para continuar a fazer diferença na vida das pessoas. Seguirá ajudando a projetar, nos diversos países em que atua, a capacidade do Brasil de encontrar soluções aos desafios do desenvolvimento.Parabéns à ABC e a todas as instituições parceiras, no país e no exterior, pelos êxitos alcançados nesses 30 anos de muito trabalho.
ALOYSIO NUNES FERREIRA é ministro das Relações Exteriores. Foi senador (PSDB-SP) e ministro da Justiça (governo FHC).
(Folha de São Paulo, 25/05/2017)