O presidente Gotabaya Rajapaksa (segunda à direita) olha para um soldado hasteando uma bandeira nacional
Todos os preparativos foram feitos para realizar uma celebração solene e simples do Dia da Independência e as celebrações do Dia da Independência deste ano serão realizadas sob o tema ‘Próspero Amanhã – Próspero Maubimik’.
Uma série de programas de plantio de árvores serão implementados em todo o país para coincidir com as comemorações do 73º Dia da Independência.A independência real para o domínio do Ceilão veio em 4 de fevereiro de 1948, quando a constituição de 1947 entrou em vigor.
A constituição previa uma legislatura bicameral com uma Câmara dos Representantes eleita pelo povo e um Senado que era parcialmente nomeado e parcialmente eleito indiretamente pelos membros da Câmara dos Representantes.
Um primeiro-ministro e seu gabinete, escolhido entre o maior grupo político da legislatura, detinham a responsabilidade coletiva pelas funções executivas. O governador-geral, como chefe de estado, representava o monarca britânico. Em questões que a constituição falhou em tratar, as convenções do Reino Unido foram observadas.
O Primeiro-Ministro do Ceilão, DS Senanayake, foi fundamental para obter a independência do domínio britânico por meio de uma transição suave após a Índia conquistar sua independência.
Em uma nova constituição proclamada em 1972, o Ceilão se tornou a República do Sri Lanka, embora mantendo seu vínculo com a Comunidade Britânica. A constituição mudou a legislatura bicameral para um órgão unicameral e substituiu o governador-geral (que havia sido uma extensão da coroa britânica) por um presidente como chefe de estado.