Uma parceria entre Alemanha e França pode oferecer novas oportunidades para artistas, produtores e pesquisadores brasileiros. Nesta sexta, será lançada, às 15h, a Plataforma de Busca de Incentivos Culturais, um ambiente digital reunindo iniciativas dos dois países de fomentos artísticos e culturais.
Promovido pelo Serviço de Cooperação e Ação Cultural do Consulado Geral da França no Rio e o Goethe-Institut carioca, o site https://apoio.art permite buscas por tags relacionadas, a partir de três eixos centrais: país (Alemanha ou França); área (artes cênicas, artes visuais, audiovisual, design, editorial, entre outros); e tipo de apoio (bolsa, comercialização, fomento, residência etc). Cada acesso contará com um resumo em português, com detalhes sobre a instituição e a candidatura.
O lançamento da plataforma será por meio de uma live no YouTube (bit.ly/ccfa_rio), que contará com um tour digital, explicando o seu funcionamento.“Nosso intuito é contribuir para a democratização da informação sobre as oportunidades existentes, e trazer novas perspectivas para os profissionais brasileiros. Esperamos que eles possam fazer proveito desde já, pesquisando e preparando candidaturas”, destaca, no texto de apresentação, Christian Strube, coordenador do projeto de integração franco-alemã do Goethe-Institut Rio de Janeiro.
A iniciativa marca os dois anos da assinatura do Tratado de Aix-La-Chapelle, entre o presidente francês Emmanuel Macron e a chanceler alemã Angela Merkel. O acordo prevê ainda a criação de quatro institutos culturais integrados no mundo, um deles projetado para o Rio — as outras cidades escolhidas são Palermo (Itália), Erbil (Iraque) e Bishkek (Quirguistão).