Fotos: Eliane Loin
Embaixador Antônio Bernardini recebe convidados para comemorar os 70 anos de democracia na Itália
A embaixada italiana em Brasília foi palco de uma grande recepção, no dia 1º de junho, com exposição de carros e motos italianas, degustação de produtos típicos e exibição de vídeos em presença italiana no Brasil. Ao todo, 15 empresas italianas participaram do evento que contou com a presença de autoridades do governo, políticos, militares e membros do corpo diplomático. O embaixador Antônio Bernardini falou sobre a importância da data, da luta do país pela paz e pelo desenvolvimento mundial, assim como da grande comunidade italiana que vive no Brasil, a quarta maior fora da Itália.
“Setenta anos atrás, o povo italiano, após a tragédia do fascismo e da guerra, decidiu tornar-se uma democracia republicana. Desde então, nosso país tem experimentado um longo período de desenvolvimento econômico e paz. Nós acreditamos em democracia, no respeito pelos direitos humanos, na justiça social, na proteção ambiental e nestes anos, temos trabalhado com países aliados para assegurar a paz e a prosperidade econômica mundial”, discursou o embaixador Antônio Bernardini.
O embaixador Bernardini recordou também a importância da parceria, das boas relações com o Brasil onde vivem meio milhão de italianos, a quarta maior comunidade italiana no mundo. “As mais de 1.000 empresas produtora italiana no Brasil estão olhando com confiança para o futuro deste país e vão continuar a investir, a dar a sua contribuição para a recuperação da economia brasileira”, disse o embaixador. Segundo ele, desde o início do processo de migração, a Itália foi sempre presente, cada vez mais integrada à sociedade brasileira.
Imigrantes – Antes de concluir seu discurso, o Embaixador Bernardini recordou as centenas de milhares de seres humanos em busca de um futuro melhor tentativa de atravessar o Mediterrâneo. “Eu gostaria de dedicar algumas palavras para lembrar as 31.500 crianças que, desde 2016 até o hoje, chegam na costa italiana sem um pai e uma mãe. Crianças, as quais, temos de mostrar que um mundo melhor é possível”, discursou Bernardini.
Durante a noite, três importantes exposições também foram inauguradas na Embaixada da Itália que vão ficar montadas durante o mês de junho. Na belíssima as Nervi, está montada a exposição fotográfica “Il paesaggio deScritto” (“A paisagem deScrita”), que contará com 89 imagens do fotógrafo Luca Capuano reproduzindo os Sítios italianos tombados pela Unesco como “Patrimônio Mundial da Humanidade”. A segunda é a “Even Closer Union”, promovida pelo Ministério das Relações Exteriores italiano, que traz uma coletânea de fotografias e documentos sobre a evolução do projeto de integração da União Europeia desde 1957 até a atualidade. Foi criada para comemorar o 60º aniversário da firma dos Tratados de Roma.
Graças á terceira exposição, “Italiani come Noi.” os visitantes percorrem as histórias de homens e mulheres que, por meio de sua atividade de pesquisa, sua criatividade e arte, ao longo dos séculos contribuíram para a difusão e o conhecimento da Itália no mundo. “Italiani come Noi …” narra a beleza da Itália celebrando a genialidade dos italianos que tornaram grande aquele País.