A Embaixada do Gabão realizou de 5 a 7 de junho, vários eventos para promover a cultura e a literatura gabonesa. Uma das convidadas especiais foi a pesquisadora e professora Clotilde Chantal Allela, Diretora Geral do Institut Universitaire des Sciences de l’Organisation, da República do Gabão.
No dia 05, ela proferiu palestra para membros da Academia Internacional de Cultura, AIC, e convidados, na sede da Associação Nacional Previdência Social, ANPPREV. À convite da presidente da AIC, Meire Fernandes, Clotilde Allella falou sobre o tema “Por uma dialética da imagem e das representações sociais da mulher gabonesa”. “Em cada setor, tivemos uma mulher que rompeu as barreiras e se destacou, abrindo espaço para as demais”, explicou.
Já dia 06, Clotilde Allella falou sobre o tema com alunos e professores do Instituto de Letras. Os participantes tiveram acesso a imagens da mulher tradicional gabonesa, da mulher gabonesa na época colonial e da gabonesa da era contemporânea, bem como explanações acerca dos tipos de vestimenta e acessórios típicos das épocas. Além disso, conheceram mais sobre a história do Gabão e da ascensão da mulher gabonesa a cargos e funções públicos, na contemporaneidade.
A simpatia da Professora Allela chamou nossa atenção de quem participou de suas palestras. Sempre muito aberta ao diálogo, fazendo questão de manter o contato com as pessoas que estiveram presentes nas conferências.
Ela esteve sempre acompanhada dos embaixadores do Gabão , Embaixador Jacques Michael a Embaixatriz JuLie-pascale. Durante os dois eventos foram expostos vários artefatos gaboneses, tais como livros, máscaras e estatuetas, altamente representativos da cultura do Gabão.