Em reunião virtual realizada ontem (16), o Inprotur (Instituto Nacional de Promoção Turística da Argentina) e o Sernatur (Serviço Nacional de Turismo) do Chile lançaram uma ação de promoção ao enoturismo. Juntos, os dois países pretendem desenvolver a mais longa rota de vinho do mundo.
De acordo com o projeto, o roteiro terá 1,3 mil quilômetros de extensão e atravessa a região de Coquinbo, no Chile, e as províncias argentinas de San Juan (na região do Cuyo), La Rioja, Catamarca e Santiago del Estero (região norte).
A rota evoca o caminho feito pelos conquistadores em 1553 quando, após constituir a atual cidade chilena de La Serena, atravessaram os territórios sanjuaninos, catamarquenhos e riojanos para finalmente fundar a cidade mãe da Argentina, Santiago del Estero.
A ideia é que o trajeto convide o mundo para viver essa história e conhecer os vinhos produzidos nos dois países. A reunião virtual ainda contou com a participação da recentemente criada OMET (Organização Mundial do Enoturismo).