O Catar comemora no dia 18 de dezembro sua data de fundação. E nesta sexta-feira será realizada a final da Copa do Emir, entre Al Sadd e Al Arabi. O evento marca a inauguração oficial do estádio de Al Rayyan (foto), mais um palco da Copa do Mundo de 2022. Arena de Al Rayyan recebe a decisão da Copa do Emir, entre Al Sadd e Al Arabi
Esse é o quarto estádio da próxima Copa a ser finalizado e entregue para operação. Os três anteriores foram: Internacional Khalifa, em 2017, Al Janoub, em 2019, e o Education City em junho deste ano. Com capacidade para 40 mil pessoas, a arena de Al Rayyan vai receber sete jogos do Mundial, até as oitavas de final.
O comitê organizador local da Copa no Catar informou no início de outubro que 90% das obras de infraestrutura já estavam concluídas. Nesta quinta-feira, o órgão disse que os estádios de Al Bait e Al Zumama serão inaugurados num “futuro próximo”, sem definir uma data. Os outros dois palcos de jogos em 2022, Ras Abu Abud e Lusail, devem ser entregues no fim do ano que vem.
Estádio Al Janoub, um dos estádios para a Copa do Mundo de 2022
Estádio Lusail, um dos estádios da Copa do Mundo de 2022
Brasil – Em Brasília, a embaixada do Catar divulgou nota para lembrar a data. De acordo com o documento, o Dia Nacional do Estado do Catar é uma celebração nacional do aniversário da fundação do país, em 18 de dezembro de 1878, pelo seu fundador, Sheikh Jassim Bin Mohammad Bin Thani, que estabeleceu os princípios e regras da história moderna daquela nação. Informa ainda que “durante seu reinado, o Estado do Catar tornou-se uma nação coesa e unificada e um Estado unido”.