Exposição fotográfica, arranjos de flores e estandes de gastronomia fizeram parte da decoração da recepção oferecida pela embaixadora Nitiwadee Manitkul, no dia 02 de novembro, para comemorar a data. A diplomata, em seu discurso, ressaltou a importância das relações bilaterais, as visitas de delegações brasileiras ao país e de sua majestade, como príncipe herdeiro, ao Brasil, em 1993, como ainda os desafios de 2020. Segundo Manitkul, apesar da Covid-19 “as relações continuam firmes e em pleno crescimento econômico e comercial”. As relações diplomáticas entre o Brasil e a Tailândia foram estabelecidas em 1959. O Rei Bhumibol Adulyadejco governou aquela nação por 70 ano.
“E esta é uma Tailândia dinâmica e resiliente, uma nação que enriquece sua história construída e criada pela dinastia monarca com um futuro progressivo, combinando valores atemporais com criatividade e inovações de ponta, uma terra de maravilhas e hospitalidade incríveis com um senso de ilimitado compartilhar e dar e um espírito de unidade em tempos de crise”, discursou a embaixadora Manitkul.
que governou aquela nação por 70 ano
Comércio bilateral – Em seu discurso a Secretária de Ásia, Pacífico e Rússia, embaixadora Márcia Donner Abreu, disse que os vínculos econômico-comerciais são exemplos do potencial da cooperação entre o Brasil e a Tailândia. “Em 2019, nosso comércio bilateral manteve-se em patamar elevado, superior a US$ 3,5 bilhões. Mostraram, também particular resiliência em face dos obstáculos decorrentes da pandemia. Entre janeiro e outubro de 2020, as trocas comerciais superaram US$ 2,9 Bilhões, quase 7% a mais que no mesmo período do ano passado”, afirmou a representante do Itamaraty.
Na opinião de Márcia Abreu, esses vínculos econômico-comerciais têm-se tornado “cada vez mais maduros” e são crescentes os investimento crescentes. Segundo a diplomata, cada vez mais empresas tailandesas, de diferentes setores, desde a hotelaria à produção de pescado, têm escolhido o Brasil como destino de aplicação financeira na América do Sul. “Os resultados que juntos alcançamos nestes 61 anos de relações diplomáticas nos enchem de confiança em relação ao futuro”, finalizou a secretária.
Assista agora à exposição virtual ′′ Passagem da Felicidade”, produzido pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros