Os 17,2 milhões de euros serão distribuídos entre a Somália (cinco milhões), o Sudão (10,2 milhões) e o Sudão do Sul (dois milhões), segundo um comunicado da Comissão Europeia.Com este envelope de 17,2 milhões, o apoio do Fundo Fiduciário de Emergência para a resposta de emergência sanitária no Corno de África atingiu agora quase 300 milhões de euros.
O Fundo Fiduciário de Emergência da União Europeia para a estabilidade e a abordagem das causas profundas da migração irregular e das pessoas deslocadas em África (EUTF for Africa) foi criado para abordar as causas profundas da instabilidade, do deslocamento forçado e da migração irregular e para contribuir para uma melhor gestão da migração.
A pandemia de covid-19 já provocou mais de 1,2 milhões de mortos em mais de 48,1 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP. Em África, há 44.843 mortos confirmados em mais de 1,8 milhões de infetados em 55 países, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia naquele continente. A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.