“O Brasil apoia os esforços do Marrocos para resolver essa disputa regional. Como presidente do Credn, apoio a iniciativa de autonomia nas províncias do sul”, disse o deputado do Partido Social Liberal (PSL) em declaração à MAP após uma reunião com o embaixador do Marrocos no Brasil, Nabil Adghoghi.
O deputado acrescentou que sua posição decorre de uma tradição brasileira, inclusive estipulada em sua Constituição, que é promover a resolução pacífica dos conflitos e não interferir nos assuntos de outros países.
“Temos que tentar o máximo possível para levar essa solução adiante. Estou convencido de que Marrocos é capaz de construir uma solução pacífica para essa disputa”, ressaltou.Referindo-se à boa dinâmica atual na relação entre Marrocos e Brasil, Bolsonaro disse que “as boas relações bilaterais são genuínas e permanecem fortes”.
Ele observou que os dois países devem aproveitar ao máximo o recém-assinado Acordo de Facilitação de Comércio e Investimentos, que em breve será aprovado pelo Congresso Nacional, lembrando que Marrocos se estabeleceu como um importante parceiro econômico do Brasil.
Além disso, o presidente do Credn observou que o Reino assume um papel de liderança em sua região, pois é um importante ator na segurança e na luta contra o terrorismo, “o que é positivamente percebido no Brasil”. Bolsonaro disse estar otimista com o potencial do Marrocos e do Brasil para dar um impulso ainda mais forte à sua parceria bilateral.