O 97º aniversário da proclamação da República da Turquia está sendo celebrado com atividades em todo o país, em escritórios de representação no exterior e na República Turca do Norte de Chipre (TRNC). O presidente Recep Tayyip Erdogan emitiu uma mensagem de vídeo para todos os cidadãos que vivem na Turquia e no exterior. Em Brasília, o embaixador Murat Yavuz Ateş também divulgou mensagem pelo Dia da República onde fala ainda da importância das relações bilaterais.
“A Turquia é um país que começou sua luta pela democracia e pelo desenvolvimento superando muitos obstáculos, desde a ditadura de um partido até os golpes, desde os atentados à tutela até a luta contra o terrorismo. Os problemas que enfrentamos neste longo e difícil processo, uniram a vontade de nossa nação em vez de distanciá-la de sua causa de independência e do futuro”, afirmou Erdogan.
A primeira cerimônia na capital Ancara acontece no Mausoléu de Ataturk. O presidente Recep Tayyip Erdoğan e a delegação que o acompanha colocarão uma coroa de flores no mausoléu de Ataturk. Após a cerimônia no Mausoléu de Ataturk, as comemorações continuarão no Complexo Presidencial. Também esta programada a inauguração da “Exposição da Guerra da Independência” em Beştepe e a “procissão da festa da República”.
A marcha que terá início na Grande Assembleia Nacional da Turquia (o Parlamento) terminará na Primeira Assembleia. Haverá um show de música antes da caminhada. As comemorações do Dia da República contarão ainda com a apresentação da Orquestra Sinfónica Presidencial que fará um concerto na antiga cidade de Patara, em Antalya. Além disso, um show especial de luzes subaquáticas será organizado com 97 mergulhadores no Mediterrâneo.
Brasília– Em sua mensagem pelo aniversário da Proclamação da República, o embaixador turco no Brasil, Murat Yavuz Ateş, fez um breve relato do atual momento do país. “Hoje a Turquia é a 13ª maior economia do mundo em termos de paridade em poder aquisitivo. Com sua população jovem e qualificada e ambiente amigável para os negócios, o futuro da economia turca é ainda mais promissor. Com a descoberta de reservas de gás natural de mais de 400 bcm no Mar Negro, as perspectivas para a economia turca tornaram-se mais fortes. Continuaremos a explorar e utilizar os recursos naturais do mar Negro, bem como, do Mar Mediterrâneo”, escreveu Ates.
Segundo o diplomata, com a proclamação da República em 29 de outubro de 1923, a Turquia foi fundada nos princípios de democracia, desenvolvimento inclusivo e sustentável, paz e cooperação internacionais. Ates lembra que o país hoje faz parte do G-20 e de importantes organizações internacionais como OCDE, Conselho da Europa e OTAN.
“Tenho orgulho em dizer que hoje a Turquia é classificada como um dos principais países em termos de fornecimento de ajuda humanitária no mundo. Hospedando mais de 4 milhões de refugiados, a Turquia é atualmente citada como exemplo nesse sentido”, relata Ates.
Relações bilaterais – Em sua mensagem, o embaixador Murat Yavuz Ateş afirma que o Brasil tem é o primeiro parceiro estratégico da Turquia na América do Sul e tem sido maior parceiro comercial no continente há anos. “Nosso volume de comércio ano passado foi de 3.2 bilhões de dólares e este ano esperamos ter um valor semelhante. Como países líderes em nossas respectivas regiões, acreditamos que ainda existe um potencial muito maior entre nossos dois países em termos de comércio e investimentos. Em áreas como agricultura, finanças, construção, turismo e indústrias de defesa, esperamos levar nossas relações a níveis muito mais elevados em um futuro próximo”, disse Ates.