Foto: 4.out.2020 – Imagem de vídeo divulgado pelo Ministério da Defesa do Azerbaijão mostra a destruição de um posto de controle da Armênia na região de Nagorno-Karabakh
“Um cessar-fogo foi anunciado a partir das 12h de 10 de outubro de 2020, com fins humanitários”, disse Lavrov, ao ler um comunicado ao fim de 11 horas de negociações na capital russa. Lavrov garantiu que o cessar-fogo “permitirá a troca de prisioneiros de guerra, de outras pessoas e os corpos dos mortos seguindo os critérios do CICR (Comitê da Cruz Vermelha Internacional)”.
Os parâmetros específicos da implementação do cessar-fogo serão acordados posteriormente, explicou o comunicado. Calma? Após duas semanas de conflito, este cessar-fogo trouxe novas esperanças de paz na região de Nagorno-Karabakh. De acordo com a mídia russa, a calma parece ter voltado a Stepanakert, capital de Nagorno-Karabakh. Pela primeira vez em vários dias, as sirenes não soaram e nenhuma bomba caiu sobre a cidade.
Desde 27 de setembro, separatistas armênios da autoproclamada república de Nagorno Karabakh, apoiada pela Armênia, enfrentam as forças do Azerbaijão nesta região montanhosa reivindicada por ambos os países. O balanço oficial de vítimas desta sexta-feira aumentou para mais de 400 mortos, incluindo 22 civis armênios e 31 azeris, embora o número real de vítimas possa ser muito maior, já que ambos os lados afirmam ter eliminado milhares de soldados inimigos.
(Com informações da AFP).