• Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato
quarta-feira, 6 maio , 2026
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
Home Brasil

Estudantes árabes podem cursar graduação no Brasil em 2021

por Liz Elaine
24 de agosto de 2020
em Brasil, Destaque 3
Tempo de Leitura: 3 mins
A A

Programa do governo seleciona estudantes de países com os quais o Brasil tem acordo para cursos de graduação. Entre os árabes podem participar argelinos, egípcios, marroquinos, tunisianos, libaneses e sírios. 

Da Redação

anba@anba.com.br

São Paulo – Estudantes dos países árabes Argélia, Egito, Marrocos, Tunísia, Líbano e Síria poderão se inscrever para cursar graduação no Brasil em 2021. O Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) tem inscrições abertas para o seu processo seletivo até o dia 30 de setembro, segundo informações divulgadas pela Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC) do Brasil.

O programa é voltado para estudantes de uma série de países da África, América Latina, Caribe, Oceania, Ásia e Europa com os quais o PEC-G tem acordos na área. As nações árabes citadas acima são as que possuem essa parceria com o Brasil. O objetivo do programa é que os estrangeiros se formem e depois retornem aos seus países de origem. As vagas são ofertadas de forma gratuita em instituições brasileiras de ensino superior, que informam ao MEC os cursos e número de vagas oferecidas.

O programa é voltado para o ingresso no primeiro semestre curricular dos cursos. Para se candidatar é preciso estar no último ano ou ter concluído o ensino correspondente ao ensino médio do Brasil em algum país que não o Brasil. É necessário ter 18 anos, dispor de um mínimo de US$ 600 mensais para custear despesas de subsistência no Brasil durante a graduação e apresentar certificado de proficiência em língua portuguesa para estrangeiros, entre outros pré-requisitos.

A inscrição deve ser feita junto à missão diplomática brasileira no país de origem do estudante, com preenchimento de formulário de inscrição e apresentação de originais e cópias do certificado de conclusão do ensino médio, da certidão de nascimento do candidato e seus genitores, do certificado de aprovação no certificado de proficiência, além de original de certificado médico de saúde física e mental, entre outros documentos. O processo seletivo está aberto desde o dia 13 de agosto.

Entre os critérios para a seleção estarão a análise do histórico escolar e demais documentos, a média no ensino médio superior a 60% e a adequação do currículo do ensino médio à graduação pretendida. O resultado será divulgado na página eletrônica da Divisão de Temas Educacionais e de Língua Portuguesa (DELP) do Ministério das Relações Exteriores, mas o edital não informa em qual data.

Na lista divulgada pelo DELP são 201 os cursos oferecidos, entre eles Administração de Empresas, Antropologia, Agronomia, Arquitetura, Astronomia, Biomedicina, Cinema, Computação, Ciência Econômica, Jornalismo, Comércio Exterior, Dança, Educação Física, Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Farmácia, Hotelaria, Psicologia, Serviço Social, Química, Zootecnia e Medicina.

As instituições que oferecem os cursos são várias, entre elas Universidade de Brasília (foto acima), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Caxias do Sul, Universidade Metodista de São Paulo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Universidade Federal do Amazonas (UFAM), segundo lista divulgada.

Acesse o edital, os cursos oferecidos, as normas do programa e as universidades participantes.

Tags: árabesestudantesgraduaçãoInscriçãoPrograma
Notícia Anterior

1º Seminário de Internacionalização focado em Flanders

Próxima Notícia

Países Baixos e Bélgica confirmam casos de reinfeção por Covid-19

Notícias Relacionadas

Brasil

Bahia se posiciona como parceira estratégica da UE na indústria sustentável e transição energética

5 de maio de 2026
Brasil

Estão abertas as inscrições para a Bolsa MEXT de Pesquisa

4 de maio de 2026
Brasil

Embaixadora faz apresentação da Imagem do Menino Jesus de Praga

2 de maio de 2026
Próxima Notícia

Países Baixos e Bélgica confirmam casos de reinfeção por Covid-19

Tags

Acordo Alemanha argentina Azerbaijão Brasil Brasília Cazaquistão China comércio Cooperação Coronavírus Covid-19 Diplomacia eleições Embaixada Embaixador Embaixadora EMBAIXADORES Estados Unidos EUA Exposição França India Irã Israel Itamaraty iTália Japão Joe Biden MERCOSUL ministro ONU palestina pandemia Portugal presidente reino unido russia São Paulo Turismo Ucrânia UE UNIÃO EUROPEIA Vacina Venezuela

CONTATOS • Contacts

+55 61 999873033

contato@embassynews.info

SIGA-NOS • Follow Us

Sobre a embassy • About Us

A Embassy é um moderno e dinâmico veículo de comunicação e business, cujo objetivo é divulgar as ações/projetos das embaixadas e organismos internacionais, de comércio exterior, intercâmbios bilaterais, missões diplomáticas, turismo, tecnologia, cultura e ambientais. São ainda nosso foco de divulgação, iniciativas dos governos federais, estaduais e municipais de âmbito mundial.
Brasil e Reino Unido avançam na cooperação em mine Brasil e Reino Unido avançam na cooperação em minerais críticos -

Evento realizado na sede da ApexBrasil reuniu especialistas, diplomatas e representantes dos dois governos para debater parcerias estratégicas no setor. Representando a Embaixada do Reino Unido, participou a ministra conselheira Sarah Clegg

O Brasil tem ampliado sua atuação no debate global sobre minerais críticos, insumos essenciais para a transição energética e o desenvolvimento de novas tecnologias. Nesse contexto, o país avança na construção de uma política nacional para o setor e busca fortalecer parcerias internacionais.

Foi com esse objetivo que a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) sediou, no dia 29 de abril, a Mesa Redonda de Especialistas em Minerais Críticos Reino Unido–Brasil, encontro de alto nível que reuniu representantes de governos, setor produtivo, instituições finance...

🔗 Link Completo da Matéria:

https://embassynews.info/brasil-e-reino-unido-avancam-na-cooperacao-em-minerais-criticos/

#Apex #Brasil #Cooperação #críticos #exportações #LaudemirMuller #minerais #reinounido #SarahClegg
Bahia se posiciona como parceira estratégica da UE Bahia se posiciona como parceira estratégica da UE na indústria sustentável e transição energética -

Estado vem se consolidando como um parceiro estratégico da União Europeia no avanço da indústria sustentável, da transição energética e da inovação tecnológica, em um momento de fortalecimento das relações bilaterais após a entrada em vigor provisória do acordo entre o Mercosul e o bloco europeu, em 1º de maio.

Entre os dias 4 e 6 de maio, o estado recebeu uma delegação de adidos comerciais europeus no âmbito do programa “Conhecendo a Indústria”, promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). A iniciativa tem como objetivo apresentar o potencial produtivo e tecnológico brasileiro, além de ampliar a cooperação econômica e atrair investimentos estrangeiros.

Um dos principais pontos da agenda foi a visita ao SENAI Cimatec, em Salvador, considerado um dos mais avançados centros de inovação industrial...

🔗 Link Completo da Matéria:

https://embassynews.info/bahia-se-posiciona-como-parceira-estrategica-da-ue-na-industria-sustentavel-e-transicao-energetica/

#Bahia #delegação #energia #Europeia #Indústria #MERCOSUL #UE #União
‘Era necessária’: embaixador lamenta impacto e apo ‘Era necessária’: embaixador lamenta impacto e aponta vantagens na nova lei de cidadania -

Diplomata diz que reforma da cidadania italiana era necessária e aponta vantagens

O embaixador Alessandro Cortese comentou a nova lei da cidadania italiana durante entrevista ao JR Entrevista, da TV Record, na última sexta-feira (30). Ele abordou a decisão da Corte Constitucional relacionada ao decreto-lei nº 36/2025, convertido na lei nº 74/2025, e destacou pontos que, segundo ele, podem beneficiar ítalo-descendentes.

Ao tratar da validade da norma, o embaixador afirmou que a legislação já está em vigor.

“A verdade é que a Corte Suprema Italiana já tem uma decisão. Disse que tudo era legítimo, tudo é correto. Então a lei, a nova lei sobre a cidadania é operante agora, em vigor”, disse em entrevista.

Ele também mencionou ...

Link completo da matéria:

https://embassynews.info/era-necessaria-embaixador-lamenta-impacto-e-aponta-vantagens-na-nova-lei-de-cidadania

#AlessandroCortese #cidadania #Embaixador #impacto #iTália #Lei #necessária #vantgens
A EMBASSY tem a satisfação de anunciar a formaliza A EMBASSY tem a satisfação de anunciar a formalização de uma nova e relevante parceria institucional com a Embaixada da Geórgia, que resultará na produção de uma edição especial inteiramente dedicada ao país.

O projeto já está em andamento e mobiliza uma equipe multidisciplinar de excelência, composta por jornalistas, revisora, fotógrafa, designer gráfico e tradutores, com o compromisso de apresentar um conteúdo editorial de alto padrão, à altura da proposta e da relevância internacional da publicação.

Com lançamento previsto para o mês de maio, a 11ª edição da EMBASSY reafirma o compromisso de uma revista com qualidade, credibilidade e a valorização das relações internacionais.

Em breve, mais informações.
Acompanhe.
Post do Instagram 17993623085937448 Post do Instagram 17993623085937448
✨🎧 Justiça também se traduz. Entre vozes, idiomas ✨🎧 Justiça também se traduz.

Entre vozes, idiomas e silêncios históricos, a exposição “1 Julgamento, 4 Línguas – Os pioneiros da interpretação simultânea em Nuremberg” revela quem tornou possível um dos momentos mais decisivos da humanidade — o Tribunal de Nuremberg.

Eles não estavam nos holofotes.
Mas sem eles, nada teria sido compreendido.
Nada teria sido julgado.

Quatro idiomas.
Uma verdade em construção.
E profissionais que sustentaram o peso da história… em tempo real.

A realização desta mostra reúne nomes que seguem sustentando o diálogo global hoje:
🤝 Associação Internacional de Intérpretes de Conferência (AIIC)
🤝 Associação Profissional de Intérpretes de Conferência (APIC)
🇩🇪 Embaixada da Alemanha no Brasil, representada pelo Encarregado de Negócios a.i., Sr. Wolfgang Bindseil

📍 Biblioteca Nacional de Brasília
🗓️ Até 10 de abril
🎟️ Entrada gratuita

Se você nunca parou para pensar no poder de uma tradução… talvez essa seja a sua chance.

💬 Você já tinha imaginado o impacto desses intérpretes na história?

#brasíliacultural
#nuremberg
#revistaembassy
#interpretaçãosimultânea
#comunicaçãoglobal
Seguir no Instagram
  • Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In