Joe Biden anunciou, nesta terça-feira, Kamala Harris como a sua parceira na corrida às presidenciais dos Estados Unidos. A senadora da Califórnia, de 55 anos, é a primeira mulher negra a ser nomeada por um dos dois maiores partidos norte-americanos. A escolha de Biden surge numa altura em que o país luta pelo fim do racismo e da brutalidade policial. Harris, que se tornou a segunda mulher negra do Senado – em 2016 – será responsável por ajudar a impulsionar o voto afro-americano, o eleitorado mais leal do partido.
Há quatro anos, a queda na participação eleitoral da comunidade negra contribuiu para a derrota de Hillary Clinton, tendo sido eleito Donald Trump.
Kamala Harris candidatou-se às eleições primárias do Partido Democrata, acabando por desistir em dezembro. Joe Biden já tinha defendido, em março, que gostaria de ter uma mulher na sua equipe.
Através do Twitter, Kamala Harris reagiu ao anúncio, afirmando que é “uma honra ser vice-presidente” de Biden. “Joe Biden pode unir o povo americano porque passou a vida lutando por nós. Como presidente, irá construir uma América que vive à altura dos nossos ideais. É uma honra ser a sua parceira de corrida como vice-presidente”, afirmou. Harris e Biden devem fazer declarações na quarta-feira em Wilmington, no estado de Delaware. As eleições presidenciais norte-americanas decorrem no dia 3 de novembro de 2020.