Foi nesse dia que um grupo de intelectuais e creoles equatorianos apresentou perante o então presidente da Corte Real de Quito, Manuel Urriez, um documento pelo qual foi destituído do cargo, que assumiria desde então a chamada Junta Soberana de Governo, formada na noite anterior na casa da patriota Manuela Cañizares.
O ato designou como presidente o Marquês de Selva Alegre Juan Pio Montufar, enquanto a vice-presidência coube aos Bispos José Cuero y Caicedo e Juan de Dios Morales (Interior), Manuel Quiroga (Graça e Justiça) e Juan Larrea (Fazenda) foram nomeados como secretários de Estado.’A revolução realizada em 10 de agosto de 1809 não deixou dúvidas sobre o caráter autonomista e libertador do movimento patriótico’, disse o acadêmico Juan Paz y Miño em uma revisão histórica.
Infelizmente, a Espanha recuperou o poder após alguns meses e vários dos patriotas que lideraram a revolta foram capturados e massacrados quase um ano depois, em 2 de agosto de 1810, em meio a um forte descontentamento popular e tentativas de libertá-los.
Entretanto, o evento marcou o início da etapa conhecida como a Revolução de Quito e, na opinião de Paz y Miño, fez parte dos primeiros movimentos independentistas na América Latina e deu origem a uma consciência de liberdade.
Anos mais tarde, do Chile, este território recebeu o nome de Quito, luz da América, em vigor até hoje, em homenagem às ações que deram força aos ideais de independência na região.O massacre dos heróis em 10 de agosto foi imortalizado no Monumento à Independência, uma coluna comemorativa localizada no centro histórico desta capital, na Plaza Grande, bem em frente à sede da presidência nacional, conhecida como o Palácio Carondelet.
Embaixada – A embaixada do Equador celebra a data com um encontro virtual que mostra a diversidade e a riqueza cultural do país dos quatro mundos. Em vídeo, o embaixador Diego Ribadeneira manda uma mensagem para os compatriotas equatorianos e também para os brasileiros. O diplomata fala das belas praias , da costa com o imponente Andes , como ainda das excêntricas Amazônica e Ilhas Galápagos. Segundo Ribadeneira, são “excelentes” as relações de amizade e cooperação que existe entre o Brasil e o Equador.
O evento virtual que será nesta segunda feira, 10 de agosto às 18h, com o seguinte programa:
– Mensagem do Embaixador do Equador no Brasil em ocasião ao 211º Aniversário da Independência Nacional;
– Vídeo promocional ¨Me quedo en Ecuador¨.
– Apresentação de três canções da Orquestra Sinfônica Jovem do Equador, dirigida pelo Maestro Diego Carneiro, músico brasileiro
– Mensagem dos alunos da Escola Boa Esperança para parabenizar ao Equador
O acesso para a comemoração virtual poderá ser assistido pelo Facebook da Embaixada do Equador no Brasil: https://www.facebook.com/EmbajadadeEcuadorenBrasil
Assista agora ao vídeo divulgado pela Embaixada do Equador no Brasil