Jean Castex informou que todos os viajantes provenientes de alguns países classificados com alerta vermelho, pela forte propagação do novo coronavírus, entre eles Brasil, deverão ser passar por teste de infecção ao desembarcar no país.
O anúncio foi feito pouco depois de reunião do Conselho de Defesa e Segurança, realizada hoje para definir medidas de controle à segunda onda de casos do patógeno que provoca a covid-19. De acordo com balanço mais recente, nas últimas 24 horas, foram mais de mil infectados.
Segundo Castex, os passageiros provenientes de Estados Unidos, Emirados Árabes, Bahrein e Panamá, que estão na chamada “lista vermelha”, deverão apresentar um resultado negativo de exame recente para o novo coronavírus, caso contrário, serão testados no desembarque.
Castex também recomendou aos franceses que evitem viajar para a região espanhola da Catalunha, “enquanto a situação sanitária não melhorar”. “Estamos conversando com as autoridades espanholas e catalãs para garantir que, na outra direção, os fluxos sejam o mais limitado possível”, acrescentou.