Os negócios entre empresas italianas e paulistas devem crescer nos próximos meses. Além das companhias que já estão estabelecidas no estado e mantêm seus projetos de expansão local, há pelo menos outros seis anúncios de novos investimentos italianos que devem ser feitos nos próximos meses. O assunto foi discutido durante o webinar “Oportunidades e desafios na retomada dos negócios bilaterais entre Brasil e Itália”, realizada no último dia 30 de junho, e que contou com a participação do Embaixador da Itália no Brasil, Francesco Azzarello, do presidente da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura de São Paulo (Italcam), Graziano Messana, do presidente da agência estadual Invest SP, Wilson Mello, e do diretor titular do Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior da Fiesp, Thomaz Zanotto.
Para o embaixador Azzarello, setores como o de infraestrutura, agroalimentar, saúde, e-commerce e acordos entre grandes varejistas estão entre os mais promissores. “A solidez do relacionamento com o Estado de São Paulo e o desejo de avançar cada vez mais parecem-me testemunhados hoje por um debate envolvendo algumas das realidades mais credenciadas de São Paulo em questões econômico-industriais e comerciais: Invest SP, Fiesp e Câmara de Comércio italiana”, disse.
A segurança jurídica que o estado oferece e a boa infraestrutura são alguns dos motivos que continuam atraindo as empresas italianas, segundo o presidente Italcam. Para Graziano Messana, o momento é bastante favorável, especialmente para as companhias que estiverem promovendo transformação digital e o e-commerce. “É o caso da Intimissimi, que cresceu 400% durante a pandemia e já anunciou que vai abrir mais lojas físicas após a quarentena”, revelou, ressaltando ainda que o câmbio favorável contribui para que as empresas italianas se posicionem no Brasil. “O mercado aqui é muito mais promissor que o mercado interno italiano”, ponderou.
O otimismo é apoiado pelo presidente da Invest SP. Mello lembrou que nas últimas semanas foram anunciados dois projetos que impactarão em um investimento de R$ 20 milhões e a geração de 200 novos empregos. “Temos no radar mais seis projetos que devem ser anunciados nos próximos meses, que totalizam mais de R$ 550 milhões e que irão gerar quase 800 novos postos de trabalho”, revelou.