A parada militar anual foi cancelada este ano, assim como os fogos de artifício e a grande festa ao ar livre na véspera do feriado nacional também foram cancelado. O governo, no entanto, não abriu mão de uma pequena cerimônia oficial. Na terça-feira, ministros, deputados, conselheiros, membros do Conselho de Conselheiros da cidade de Luxemburgo, além de representantes do judiciário, do corpo diplomático, da polícia e do exército se reuniram no Kanounenhiwwel, monumento construído para comemorar os mortos da Segunda Guerra Mundial, para comemorar o aniversário do chefe de estado grão-duque Henri.
O Grão-Duque será recebido pelo Presidente da Câmara Fernand Etgen,pelo Primeiro Ministro Xavier Bettel e pelo Prefeito Lydie Polfer que formaram um comitê de boas-vindas do Chefe de Estado. O Grão-Duque, o Presidente do Parlamento e o Primeiro Ministro fizeram discursos. A tradicional salva de 21 tiros de canhão também aconteceu em Fetschenhof . A supervisão musical foi realizada por um grupo de bandas militares.
O governo cancelou ainda o célebre Te Deum (foto), coro de louvor, que sempre fez parte integrante do Dia Nacional. Ele tem cerca de 550 anos de tradição e causou decepção para os frequentadores da cerimônia solene na catedral de Luxemburgo.
Não é a primeira vez na história que o Te Deum é cancelado devido a forças externas. O hino tradicional, por exemplo, foi substituído pelo Marselha durante a Revolução Francesa, em 1800. Luxemburgo havia sido anexado à França como parte do Departamento de Forêts, durante esse período.
As igrejas de Luxemburgo também foram proibidas de tocar o hino de Te Deum durante a Segunda Guerra Mundial, quando os ocupantes alemães proibiram todos os eventos patrióticos.
No Brasil, o Dia Nacional de Luxemburgo teve hoje cerimônia virtual. A Associação de Cidadãos Luxemburgueses no Brasil, ACLux, organizou em parceria com a Embaixada de Luxemburgo no Brasil e os Consulados, a cerimônia digital brasileira de celebração em homenagem ao Dia Nacional de Luxemburgo. Veja no Youtube
https://www.youtube.com/watch?v=l5liWqiRqSU&fbclid=IwAR1O92V4CdrhXufqAYIugFLgVRva-Ws0PjcUxGz9sf6xkzM0SpVig5ebzP4
Em Brasília, a recepção da Data Nacional de Luxemburgo foi substituída por doações. Segundo o embaixador Carlo Krieger, informou que as embaixadas em todo o mundo substituirão suas recepções tradicionais por doações para projetos humanitários.