Hoje não só é Dia da Constituição Dinamarquesa, como também Dia Mundial do Meio Ambiente.Em tempos de Covid19, a data nos lembra ainda mais da urgência de agirmos
Além de destacar a importância da data, queremos compartilhar com vocês algumas das práticas sustentáveis das embaixadas nórdicas em Brasília! São iniciativas simples, mas que fazem a diferença no planeta.
Embaixada Verde também significa diminuir a geração de resíduos. Além da coleta seletiva, a Embaixada da Dinamarca tem um sistema de compostagem do lixo verde e orgânico, e o adubo é usado no jardim.
Na Embaixada da Finlândia, temos painéis solares, carro híbrido e sistema de compostagem. Mas nosso novo orgulho é a recém-inaugurada horta orgânica cheia de folhas e temperos, da qual cuidamos com muito carinho!
Um projeto de Embaixada Verde precisa incluir todas as áreas. Além de usar painéis solares, fazer coleta seletiva e ter carro oficial híbrido, a Embaixada da Suécia promove gastronomia sustentável. Olha só o chef Rafael Massayuki com a mão na massa.
A Embaixada da Noruega cria abelhas nativas das espécies Moça branca e Jataí. As abelhas, assim com outros polinizadores, são essenciais para a conservação da biodiversidade e contribuem diretamente para a garantia da segurança alimentar. Contudo, estão severamente ameaçadas de extinção devido ao impacto humano.
O governo Norueguês possui uma estratégia nacional para assegurar a diversidade de abelhas e outros insetos polinizadores que visa contribuir para os esforços já em curso nos setores público e privado.