Além de comandar a agenda da Assembleia, Mohamad Bagher Ghalibaf também será membro do Conselho Superior de Coordenação Econômica, assim como o presidente e o líder do Poder Judiciário
O novo Parlamento do Irã elegeu nesta quinta-feira como presidente da Assembleia o ex-prefeito conservador de Teerã Mohamad Bagher Ghalibaf, consolidando o poder dos conservadores antes das eleições presidenciais programadas para 2021.A televisão estatal informou que Ghalibaf, 58 anos, obteve 230 dos 267 votos emitidos na eleição para o cargo, um dos mais importantes da República Islâmica.
Mohamad Bagher Ghalibaf foi candidato à presidência três vezes. Ele já foi chefe de polícia, integra a Guarda Revolucionária – o exército ideológico do Irã – e foi prefeito de Teerã de 2005 a 2017. Sua eleição para comandar o Parlamento pende ainda mais a balança para o lado conservador, ante o presidente Hassan Rohani, considerado moderado, em um contexto de profunda recessão econômica, devido em parte às sanções americanas, e de tensões exacerbadas entre Teerã e Washington.
O presidente do Parlamento comanda a agenda da Assembleia, mas também é membro do Conselho Superior de Coordenação Econômica, assim como o presidente e o líder do Poder Judiciário.Estabelecido em 2018 pelo líder supremo do país, o aiatolá Ali Khamenei, este conselho é a principal autoridade de gestão dos temas econômicos do país e tem como objetivo lutar contra as sanções americanas.