Dependendo da visão da lua, as celebrações do Eid começarão na noite desse sábado, 23 de maio, ou domingo, 24 de maio. Na Arábia Saudita, no Egito, no Bahrein, no Kuwait e na Jordânia a celebração será amanha (24).
A ocasião será afetada este ano, à medida que nações de todo o mundo adotem medidas para conter a pandemia de coronavírus, incluindo a suspensão das orações do Eid, festivais ao ar livre e outros eventos comemorativos. Os governos adotaram medidas mais rígidas de bloqueio para combater a pandemia de coronavírus. Mas as autoridades religiosas tentaram fornecer alívio espiritual.
A fim de aliviar a pressão sobre a comunidade de fiéis, o Grande Mufti Saudita Sheikh Abdulaziz al-Sheikh emiti u um decreto instruindo os fiéis a conduzirem as orações do Eid em casa. Tradicionalmente, as orações do Eid são realizadas em uma mesquita com outros fiéis.”É permitido realizar a oração do Eid al-Fitr em casa, em circunstâncias excepcionais semelhantes à atual situação de pandemia”, disse o grão-mufti ao jornal Saudi Gazette .
O que é o Eid Al-Fitr?
Uma declaração divulgada pelo ministério islâmico na sexta-feira revelou que não foram confirmadas visões confiáveis da lua em todo o país, por nações islâmicas ao redor do mundo, nem por estudiosos para sinalizar o início de Shawwal, o décimo mês do calendário islâmico. Eid al-Fitr significa “festival de quebrar o jejum” e marca o fim do Ramadã. Tradicionalmente, o Eid é comemorado por três dias em todos os países de maioria muçulmana.
Como os muçulmanos celebram o Eid?
Muçulmanos de todo o mundo começam as celebrações do Eid participando de orações comunitárias após o amanhecer, seguidas de um breve sermão. As orações acontecem em mesquitas ou grandes salões, mas em muitos países, também é realizada ao ar livre para acomodar grandes números. As pessoas se felicitam após as orações do Eid. Eles passam o dia visitando parentes e vizinhos e aceitando doces enquanto se movimentam de casa em casa.
As crianças, vestidas com roupas novas, recebem presentes e dinheiro para comemorar a ocasião alegre.Isto é precedido pela doação de esmolas aos pobres. É comum que as nações de maioria muçulmana decorem suas ruas com luzes festivas e realizem carnavais para comemorar o final do mês sagrado.
Cada país tem sobremesas e doces tradicionais preparados antes do Eid ou na manhã do primeiro dia. Esses alimentos variam de biscoitos e pães especiais a bolos e pudins.Este ano, as orações do Eid foram canceladas em vários países muçulmanos em meio à pandemia de coronavírus, incluindo Omã e Egito. O Grande Mufti da Arábia Saudita pediu neste domingo que os muçulmanos rezem em casa, em vez de ir à mesquita.
Festivais e celebrações públicas no Eid também serão proibidos em muitas partes do mundo muçulmano, à medida que as nações lutam para conter a propagação da Covid-19. Globalmente, houve mais de 4,8 milhões de casos conhecidos de coronavírus e mais de 318.000 pessoas morreram, segundo a Universidade Johns Hopkins.
O que são cumprimentos comuns do Eid?
A saudação mais popular é “Eid Mubarak” (Abençoado Eid) ou “Eid sa’id” (Feliz Eid). Os cumprimentos do Eid também variam dependendo do país e do idioma. Na Indonésia, o Eid é chamado Lebaran, então os indonésios diriam “Selamat Lebaran”, que significa Feliz Eid. Outras variações são “Mutlu Bayramlar” em turco e “Barka da Sallah” em hausa, uma língua nigeriana.
.