A chanceler alemã, Angela Merkel, conversou hoje com o Papa Francisco sobre a situação criada no mundo pela pandemia de covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, e o convidou a visitar a Alemanha assim que a situação permitir. A líder alemã e o Papa mantiveram a conversa por telefone, disse o porta-voz do Governo alemão, Steffen Seibert, num comunicado.
O ponto central da conversa foi a situação política e humanitária global criada pela disseminação do novo coronavírus, bem como a relevância da coesão europeia e da solidariedade internacional neste momento de crise.
Ambos também enfatizaram a necessidade de apoiar os países pobres a enfrentar a pandemia de covid-19. Durante a conversa, Merkel convidou o Papa para visitar a Alemanha, país ao qual Francisco ainda não realizou uma viagem oficial. A Alemanha já registrou mais de 168 mil casos de covid-19 e mais de sete mil mortos.
A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 263 mil mortos e infectou cerca de 3,7 milhões de pessoas em 195 países e territórios. Mais de um 1,1 milhões de doentes foram considerados curados. A doença é transmitida por um novo coronavírus detectado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.