O embaixador do Irã, Hossein Gharibi, foi recebido hoje pelo vice-presidente Hamilton Mourão. Eles expressaram solidariedade entre as duas nações no enfrentamento da pandemia de Covid-19 e planejaram trabalhar juntos na reparação da economia. Gharibi solicitou um modelo de uma estrutura de longo prazo para promover e diversificar os laços econômicos mútuos com a maior economia da América do Sul.
O vice-presidente brasileiro, por sua vez, disse que, após o surto, o mundo enfrentará grandes mudanças geopolíticas e todos os países precisam se preparar para a nova era. Ele enfatizou a importância das relações bilaterais com o Irã como principal parceiro e país histórico. Ele também concordou que deveria haver uma estrutura de longo prazo para a cooperação comercial bilateral, baseada em interesses mútuos de ambas as partes.
Nomeando o Brasil como uma potência econômica emergente e um membro influente do BRICS, o embaixador Gharibi enfatizou a importância de manter e reforçar os laços entre o Irã e o Brasil. “As economias iraniana e brasileira são complementares e é vital que ambos os lados recuperem seus laços após os extensos danos causados pelo surto de coronavírus”, acrescentou.
Gharibi entregou as cartas credenciais ao presidente Jair Bolsonaro há um mês.