Na manhã desta quinta-feira, Justin Trudeu foi a público falar, novamente, sobre a pandemia. Uma das resposta mais intrigantes do Primeiro-ministro foi a de como o país vai funcionar após a normalização de contágios.
“A normalide como conhecíamos antes nhão vai voltar totalmente até que recebamos uma vacina para isso. Isso estará muito longe”. Disse Trudeu a respeito do SARS-Cov-2 e a volta da rotina dos canadenses. “Teremos que vigiar por pelo menos um ano”.
A projeção foi dada após o pronunciamento do governo sobre o primeiro surto de Coronavírus, no país . Para os órgãos de saúde, a pandemia poderia ser contida até o verão, mas não significaria que todos poderiam voltar às ruas, como se nada tivesse acontecido.
A diretora de saúde pública, Doutora Theresa Tam, também falou sobre as “Wavelets” que podem acontecer durante todo o ano de 2020. Para ela, o sistema de saúde público vai precisar vigiar todos os números de mortes por doenças respiratórias no país para evitar que a doença retorne.
Até o momento, 19.959 pessoas foram contaminadas no Canadá e 451 morreram, devido ao contágio. A estimativa positiva do Ministério da Saúde é de que 11.000 a 22.000 pessoas devam morrer no Canadá, decorrente do SARS-CoV-2.