A Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) adotou por unanimidade a resolução pedindo um aumento da solidariedade global e cooperação internacional contra a pandemia de coronavírus (Covid-19).
A resolução, preparada pela Noruega, Suíça, Singapura, Indonésia, Liechtenstein e Gana e patrocinada por 188 países na Assembleia Geral da ONU, com 193 membros, foi aprovada por unanimidade. É a primeira decisão da ONU sobre o surto de coronavírus.
A votação foi realizada sob as novas regras da Assembleia Geral, que não puderam se reunir devido à epidemia de coronavírus. Depois que o projeto foi apresentado, os países tiveram tempo para rejeitar até 18:00, hora local, ontem.
A decisão foi aceita por unanimidade e entrou em vigor na ausência de objeções após o término do prazo. A decisão enfatizou o efeito destrutivo do coronavírus nas sociedades e sua grave perturbação na economia, nas viagens e no comércio mundial e também na necessidade de assistência aos países mais pobres e mais afetados.
A decisão apelou a uma maior solidariedade global e cooperação internacional contra a epidemia e também enfatizou que todas as formas de discriminação, racismo e xenofobia devem ser opostas e que os direitos humanos devem ser respeitados.
Por outro lado, não fi adotado o projeto de lei apresentado pela Rússia à Assembleia Geral da ONU que insta os países a encerrar as guerras comerciais em face das dificuldades causadas pelo surto de coronavírus e a não tomar decisões de sanção unilateral sem a aprovação do Conselho de Segurança da ONU. Segundo informações obtidas de fontes diplomáticas, Estados Unidos, União Europeia e Ucrânia se opuseram à decisão.