O anúncio foi feito pelo professor Imad Abu Kishek na quarta-feira (1).O dispositivo foi produzido por uma equipe de médicos e engenheiros da universidade que começaram a trabalhar após o surto da pandemia de coronavírus, disse ele. Seu custo de produção é baixo e o dispositivo pode ser transportado facilmente.
O sistema inovador passou nos testes médicos e técnicos supervisionados por uma equipe conjunta da Faculdade de Medicina e da Faculdade de Engenharia, disse Kishek, presidente da universidade. Ele pode ser feito com componentes disponíveis localmente, acrescentou.
O novo respirador trabalha em um sistema totalmente informatizado, fornece vários tipos de suporte respiratório e deve ser usado em unidades de terapia intensiva, disse Kishek.
O processo de produção de um dispositivo com base no modelo começará imediatamente depois de ser aprovado pelo Ministério da Saúde da Palestina, disse ele. O presidente palestino, Mahmoud Abbas, entrou em contato com Kishek e parabenizou a ele e à universidade por “essa grande conquista científica e humanitária”, afirmou a universidade.
A Universidade Al-Quds foi fundada em 1995. Possui 15 faculdades e 29 institutos e centros, entre eles a primeira escola de medicina palestina e o primeiro centro de pesquisa em nanotecnologia.