Realiza-se vários dias a partir de 21 de março. Nauryz significa ‘novo dia’, o Ano Novo do calendário persa e festeja-se nas grandes estapes desde a antiguidade. É uma comemoração tradicional da Ásia Central, marcando a renovação da natureza
Em Nauryz é imprescindível ter prato de Nauryz-koje em cima da mesa. Os cazaques acreditam que se você come muito deste prato em Nauryz, então o ano será prospero. Nauryz-koje é uma sopa nutritiva rica que é cozinhada a partir de 7 ingredientes: carne, água, farinha, manteiga, mijo (pode ser substituído por arroz ou milho), sal e leite. Cada componente do prato simboliza um dos sete princípios da vida: crescimento, sorte, felicidade, riqueza, saúde, sabedoria e auspícios do céu. Nauryz está cheio de símbolos. Portanto, o número 7 tem o seu significado especial na celebração de Nauryz – sete ingredientes em nauryz-koje, que depois se derrame em sete tigelas e fica na frente de sábios velhos-aksakals. Cada pessoa deve convidar sete convidados e deve visitar outras sete casas. Em Nauryz toma kumys – produto lácteo feito de leite de cavalo.
A festa é também composta por concursos nacionais entre os quais se encontra a luta nacional ” kazaksha-gures “, jogo de lógica chamado ” toguz kumalak ” e claro os jogos de cavalo ” kyz-ku ” e ” bayga “. As representações cênicas teatrais multiplicam-se nas ruas. Outra velha tradição de Nauryz é “altybakan”, onde as meninas e os meninos se reúnem para socializar e montar nos baloiços.
Nauryz foi incluída na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO e comemora-se em todos os países da Ásia Central, bem como Geórgia, Índia, Irão, China e Turquia.
Posted by Rosario Kazaja on Saturday, March 21, 2020