A residência oficial do Japão no Brasil sediou, no dia 11 de março, a celebração do 60º aniversário do Imperador Naruhito, quando também se festejou a data nacional daquele país. “O Brasil e o Japão possuem uma relação de amizade de muitos anos e são parceiros importantes que compartilham valores fundamentais como democracia, estado de direito e respeito a direitos humanos”, discursou.
O embaixador Yamada lembrou que, em 2020, completam-se 125 anos de relação diplomática entre os dois países. Atualmente, cerca de dois milhões de japoneses e nipo-descendentes vivem no Brasil. O diplomata recordou ainda que, neste ano, comemoram-se os 30 anos da comunidade brasileira no Japão.
Esta foi a primeira celebração do nascimento do imperador desde sua ascensão ao trono e do início da nova era imperial Reiwa, em maio de 2019. Participaram da recepção cerca de 500 convidados entre diplomatas, membros do governo brasileiro, representantes de entidades nipo-brasileiras e profissionais da mídia.
Catástrofe – “A data de hoje, 11 de março, é inesquecível para nós japoneses, pois exatamente há nove anos ocorreu o Grande Terremoto do Leste do Japão, que causou imenso dano, principalmente na região nordeste do país”, lembrou o embaixador Yamada. Segundo ele, após este acontecimento, o Japão vem se esforçando sem cessar para a restauração e que, até hoje, o apoio de diversos países, inclusive do Brasil, vem dando grande força para aquela nação.
Apesar da influência causada pelo novo-coronavírus nos preparativos dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos em Tóquio, que serão realizados a partir de julho, os envolvidos têm feito seu melhor para tomarem todas as medidas necessárias, visando a realização dos eventos. “Estou certo de que os Jogos em Tóquio serão realizados como previsto”, disse o diplomata que desejou. “grande sucesso” aos atletas brasileiros.
Gastronomia – Os presentes ao evento puderam saborear um jantar de cardápio típico japonês, completo com tempurá, tonjiru (sopa com carne de porco e legumes) e sushi preparado na hora pelo chef Cristiano Komiya, do restaurante New Koto. O buffet foi coordenado pelo chef da residência oficial, Kazumine Nohara.
O público também aprovou a tradicional degustação de bebidas japonesas, com rótulos importados de saquê e shochu (licor de ameixa). Todos tiveram a oportunidade de conhecer, ainda, o trabalho de algumas das maiores companhias japonesas em atuação no Brasil: Toyota, JRC, NEC, Epson, Yamaha e Yakult apresentaram ao público os produtos e serviços que oferecem no país.