A iniciativa da embaixada americana proporciona uma imersão completa no mundo da ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática com o objetivo de formar novas lideranças para o mundo tecnológico. Durante os três dias de imersão, as meninas terão oficinas de linguagem Python, design de experiência, técnica Pitch, inteligência artificial e várias palestras de empoderamento feminino e liderança. Trata-se de uma edição-piloto do programa STEAM Power for Girls.
A solenidade de abertura das atividades aconteceu no dia 05, no auditório do B Hotel e contou com Cristina Castro, presidente do Instituto Glória, Luciana Massukado, reitora do Instituto Federal de Brasília (IFB) e William Pupp, encarregado de Negócios na Embaixada dos Estados Unidos. Na ocasião foram mencionados os objetivos do programa e os principais temas como a “Promoção da Democracia e Direitos Humanos”; “Promoção do Desenvolvimento Econômico” e; “Engajamento e Empoderamento da Nova Geração de Líderes”, que serão explorados. Além da formação das equipes e dinâmicas entre os grupos.
Diante de um mundo conectado, as mulheres hoje saem em busca de novas alternativas profissionais e investem em habilidades que por muitas vezes foram consideradas mais próximas do universo masculino. Com este propósito é essas cem meninas, estudantes do Instituto Federal de Brasília (IFB), foram capacitadas pelo programa. Entre as palestrantes que participam do projeto, empreendedoras como Lídia Abdalla (Sabin), Zil Miranda (CNI) e Loren (IBM Brasil).
Ao longo do ano, as participantes terão treinamentos e workshops presenciais e online, visitas técnicas e engajamento com mulheres líderes e oportunidades de desenvolver ideias inovadoras de impacto social para ajudar a melhorar suas comunidades.
O programa – A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, em parceria com oito instituições brasileiras, lançaram o programa STEAM Power for Girls – uma imersão completa no mundo da ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática. A edição-piloto do programa reunirá 100 alunas do ensino médio do Instituto Federal de Brasília (IFB), nos dez campus nas diferentes regiões administrativas do Distrito Federal.
Durante os três dias de imersão, as alunas terão oficinas de linguagem Python, design de experiência, técnicas de Pitch, inteligência artificial, e, ainda, palestras de empoderamento feminino e liderança. As selecionadas para o programa, que é totalmente gratuito, já possuem experiência na área de STEAM.