Com o apoio das sedes diplomáticas de Gana, Etiópia, Nigéria, Senegal, Costa do Marfim e Zimbabwe, o CCBB sediou a terceira edição do Bloco da África, na Folia Cultural, nos dia 23 e 24 de fevereiro. A festa teve inclusive uma vila gastronômica com comidas típicas e diversas imersões nas suas origens, dança, bandas, DJs e venda de produtos made in África. As crianças e suas famílias ainda puderam se divertir com os ritmos tradicionais de carnaval no Baby Baile que aconteceu nos dois dias de evento no complexo cultural do Centro Cultural do Banco do Brasil, CCBB, em Brasília.
O embaixador de Camarões, Martin Agbor Mbeng, abriu a Folia Cultural, no domingo (23), cercado de crianças no palco. O diplomata agradeceu a presença de todos e exaltou a festa mais popular dos brasileiros. Já a embaixadora de Gana, Abena Busia, falou sobre “O Ano do Retorno” e levou para a folia as Trupes Ganesas que divertiu os presentes.
Houve atrações musicais e danças africanas, feira de moda, oficina de cabelo e máscaras, além de exposição das Embaixadas Africanas, além de show do cantor nigeriano Lumi. Ele foi participante da 5ª temporada do programa The Voice Brasil. O colorido dos colares, brincos e bolsas fizeram a festa ficar ainda mais bonita . Os tecidos com as tradicionais cores africanas fizeram muito sucesso.
Além da vila gastronômica o público que lotou o CCBB pode também optar pelos food trucks que estavam dispostos próximos ao estacionamento do centro cultural.
Fotos: Cláudia Godoy