O chanceler brasileiro reuniu-se, no dia 21 de fevereiro, com Secretário de Relações Exteriores e Cooperação Internacional, Lisandro Rosales Banegas, em Tegucigalpa, capital e maior cidade hondurenha. Além da ampliação de negociações com o Mercosul, a democracia na região, o reforço em áreas de cooperação judiciária, transparência, combate à criminalidade e econômica foram alguns avanços na agenda comum dos dois países.
Lisandro Banegas considerou o encontro “bastante produtivo”. “Continuamos a consolidar nossa relação bilateral e trabalhando unidos nos temas regionais onde existe coincidência; especialmente sobre democracia, integração e desenvolvimento sustentável”, discursou. Brasil e Honduras assinaram ainda acordo na área de biocombustíveis.
Pelo twitter, o ministro das Relações Exteriores, Hernesto Araújo, lembrou que foi a primeira visita de um chanceler brasileiro à Honduras desde 1971. “O Brasil agora está presente na América Central”, afirmou. Em Honduras, o ministro Hernesto Araújo também se reuniu com o Presidente da Suprema Corte, Magistrado Rolando Edgardo Argueta Pérez
Ministro Ernesto Araújo e Secretário de Relações Exteriores Lisandro Rosales Banegas,