O embaixador de Myanmar ressaltou em seu discurso nas comemorações do 72° aniversário de independência de seu país, no dia 18 de fevereiro, a cidade de Bagan, antiga capital de vários reinos daquela nação, Patrimônio Mundial da Humanidade. “A maioria dos edifícios foi construído do século XI ao XIII, durante o tempo em que Bagan era a capital do Primeiro Império birmanês”, explicou. O diplomata destacou também as relações diplomáticas com o Brasil, estabelecidas em 1982, e a política de vistos entre os dois países. A festa foi no Clube da Aeronáutica.
“Embora as relações diplomáticas tenham sido estabelecidas há 38 anos, notei que pouquíssimos brasileiros conheciam Myanmar quando assumi minhas funções de embaixador no Brasil, em janeiro de 2018”, discursou Myo Tint. Segundo ele, devido às atividades do Comitê da Associação das Nações do Sudeste Asiático, ASEAN, em Brasília, os brasileiros passaram a conhecer mais seu país, ano após ano. “Garanto que terão experiências diferentes visitando Myanmar. Verão belas paisagens, diferentes tradições, diferentes vidas sociais, diferentes comidas, diferentes culturas e artesanato tradicional”, descreveu o embaixador como um garoto propaganda.
Myanmar é um país, de acordo com Myo Tint, “com belas montanhas cobertas de neve no norte, um mar muito bonito e amplo no sul, flora e fauna cobrem quarenta por de suas florestas”. “Há muitos destinos turísticos em Myanmar, como Bagan, Lago Inlay e Mrauk U. Inlay é um lago de água doce localizado em Nyaung Shwe, no Estado de Shan, coberto pela montanha Shan. É o segundo maior lago do país”, enumerou o embaixador. Ele explicou que Mrauk U é um sítio arqueológico localizado no Estado Rakhine.
Visto – Em sua fala para os convidados, Myo Tint falou ainda sobre a facilidade de se obter o visto de entrada para Myanmar. A embaixada, de acordo com o diplomata, está pronta para emitir o documento de turista no mesmo dia, sendo válido por 28 dias. A taxa é de quarenta dólares por pessoa. “Se você não deseja ir à Embaixada de Myanmar, pode solicitar o visto eletrônico no site do Ministério de Imigração e População, www.mip.gov.mm”, explicou. O visto, de acordo com Myo Tin, será enviado dentro de cinco dias úteis, o valor cobrado pelo documento online é de cinquenta dólares por pessoa. “Espero que as comunidades brasileiras visitem Myanmar cada vez mais nos próximos anos”, finalizou.
Fotos: Raylson Ribeiro DC- BFN/Brasília