O diplomata iniciou seu discurso dizendo que “os desafios que a jovem nação enfrentou foram muitos, desde pobreza, economia negligenciada, conflitos separatistas e ideológicos, terrorismo, desastres naturais e o impacto da Guerra Fria”. “No entanto, como um povo resiliente, ao longo dos anos, o Sri Lanka conseguiu avançar e conseguiu superar alguns desses desafios, com base em nosso compromisso com um sistema que respeite e valorize a liberdade, a democracia, diversidade e desenvolvimento sustentável”, disse Jaffer, para os convidados na festa, no Porto Vitória. O Evento também celebrou os 60 anos de relações diplomáticas com o Brasil.
De acordo com o embaixador, apesar do status de país de renda média mais baixa, o Sri Lanka alcançou melhor classificação no índice de desenvolvimento da ONU, no entanto, esforça-se para construir uma nação economicamente sólida. “O Sri Lanka pretende fazer parte do região asiática de rápido crescimento e aproveitar os benefícios da facilitação do comércio através de acordos comerciais e parcerias econômicas abrangentes”, afirmou Jaffer. O embaixador citou ocordos como o Sri ALCs do Lanka com a Índia, Paquistão e Cingapura, e o ALC sob negociação com a China, como ação visando integrar o país com valor global cadeia.
Na opinião do diplomata, a localização geográfica do Sri Lanka como um centro no Oceano Índico fornece uma vantagem adicional para esse objetivo. “Em termos de marca, “ Ceilão Tea“, Ceilão Canela ‘e nosso azul safiras são bem conhecidas em todo o mundo. Da mesma forma, o país continua sendo um dos principais destinos turísticos do mapa mundial de viagens”, informou o embaixador.
Diplomacia – Em seu discurso, ao falar dos 60 anos de relações diplomáticas com o Brasil, Jaffer disse que os “vínculos históricos foram baseados em respeito mútuo, valores e cooperação”. Disse ainda que o Sri Lanka está ansioso para fazer parte do compromisso do Brasil com a região da Ásia e Oceania. “Saudamos as iniciativas de Sua Excelência o Presidente Jair Bolsonaro fará do Brasil um poder econômico global e se concentrará em reforço da cooperação com a Ásia e o Pacífico”, disse o embaixador.
No evento que contou com as presençsa de autoridades brasileiras e diplomatas internacionais, jornalistas e amigos do Sri Lanka, foram servidos, entre outros pratos, comidas típicas do Sri Lanka e o famoso e tradicional Ceylon Tea, que é reconhecido como um dos melhores chás do mundo e um orgulho de exportações para o país.
História – Há 72 anos, em 1948, a população do sri lanka recuperou sua Independência do domínio colonial britânico. Anteriormente conhecido como Ceilão, é um país insular ao sul da Índia, situado no Oceano Índico. As paisagens diversificadas incluem desde floresta tropical e planícies áridas até planaltos e praias. A nação é famosa pelas antigas ruínas budistas, entre as quais está Sigiriya, uma cidadela do século V com um palácio e afrescos. Anuradapura, antiga capital do Sri Lanka, tem muitas ruínas que datam de mais de 2.000 anos.