O diplomata indonésio se reuniu nesta terça-feira (28) Allan Chiang, diretor-presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) na Ásia. A empresa administra o Porto de Santos que é mais movimentado da América Latina e atrai parcerias com as economias de mercado emergentes do mundo como a Indonésia. Edi Yusup acreditava que as reformas em curso em seu país e no Brasil “se amplia ainda mais a capacidade de comércio e investimento entre os dois países”.
O Embaixador incentivou o diretor Chiang e sua equipe a participarem da Trade Expo Indonésia, bem como do Fórum da América Latina da Indonésia, a realizar no segundo semestre deste ano. Os dois acreditam no desenvolvimento de projetos conjuntos no Porto de Santos. Durante sua exposição sobre o atual desenvolvimento econômico na Indonésia, o Embaixador Edi Yusup destacou a reforma do governo na transformação da economia da Indonésia da dependência de recursos naturais para a indústria de valor agregado.
Concessão – O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, assinou hoje (29) o contrato de concessão do terminal STS20, no Porto de Santos. A empresa Hidrovias do Brasil venceu, em agosto de 2019, o leilão do terminal de fertilizantes e sal, com investimentos previstos de R$ 219 mi, em instalações e compra de equipamentos, no período de 25 anos de contrato.
Ao longo de 2020, a União deve realizar o maior leilão de terminais portuários dos últimos 15 anos, com o de Granéis Líquidos da Alemoa (STS08), operado pela Transpetro, de combustíveis, com investimentos previstos de R$ 1 bi, para ampliação da infraestrutura, que trará um aumento de 64% na capacidade de operação.