O 71º Dia da República deste ano acontece em um momento muito especial para as relações de India-Brazil. O presidente Jair Bolsonaro está participando, neste domingo (26), da festa na capital indiana como convidado-chefe. Ele foi presença de honra em tradicional desfile com dez mil militares, alguns montados em camelos, misturado com carros alegóricos coloridos e decorados com flores, ao som de músicas típicas, parecendo um carnaval. Já em Brasília, houve também uma pequena celebração na embaixada, promovida pelos diplomatas indianos.
Pela manhã, nas redes sociais, o presidente postou uma foto comemorando o Dia da República da Índia junto com uma foto de Mahatma Ghandi e, ao lado, frases do pacifista sobre o que destrói o ser humano: “Política sem princípios, Prazer sem compromisso; Riqueza sem trabalho; Sabedoria sem caráter; Negócios sem Moral; Ciência sem humanidade e Oração sem caridade”. Esta foi o segundo dia da visita oficial de Bolsonaro à Índia.
O convite a Bolsonaro para ele ser o chefe de honra da parada foi feito pelo primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, quando ele esteve em Brasília em novembro passado para participar da cúpula dos Brics, grupo de nações emergentes também integrado por Rússia, China e África do Sul. Durante o desfile, o presidente acabou sendo flagrado pelas câmeras indianas dando um leve cochilo.
Brasília – Em Brasília, mesmo com chuva, diplomatas e convidados indianos assistiram ao hasteamento da bandeira e a um vídeo comemorativo do 71º Dia da República. Em 26 de janeiro de 1950, a Constituição da Índia entrou em vigor, substituindo a Lei do Governo da Índia (1935) como o documento de governo e, assim, transformando a nação em uma república recém-formada.