O chefe de missão da França no Brasil inaugurou nessa quinta-feira (23), a exposição Índios Brasileiros, em evento na Aliança Francesa. O fotógrafo foi convidado pela Embaixada da França para exibir seu trabalho realizado em 12 aldeias no Amazonas e em outras regiões do Brasil. São 25 imagens apresentadas pela primeira vez ao público brasileiro. Indígenas, diplomatas, jornalistas e apreciadores da fotografia prestigiaram a abertura. A mostra fica aberta até 29 de fevereiro.
“As fotografias de Ricardo Stuckert narram uma história: a história dos povos indígenas da Amazônia; de sua luta para preservar a biodiversidade, e de suas tantas outras batalhas. E a mensagem que elas transmitem não poderia ser mais atual. Em um contexto marcado por incêndios, como os que atingiram recentemente a Amazônia e os que estão assolando ainda hoje a Austrália, seu trabalho nos leva a refletir sobre as grandes questões socioambientais contemporâneas”, disse o embaixador Michel Miraillet. De acordo com ele, através desta exposição, Stuckert compartilhava ”com uma generosidade e uma sensibilidade que lhe são próprias, o fruto de mais de 20 anos de trabalho”.
Para Stuckert, a mostra era a realização de um projeto que foi planejado e sonhado desde 1997. “Essa exposição não poderia ter sido realizada sem a profunda relação de confiança construída com os indígenas ao longo de todos esses anos”, afirmou o fotógrafo. “Espero que o meu trabalho possa promover uma reflexão sobre a importância da preservação da cultura indígena e do papel dos povos originários como guardiões da floresta”, completou.
Oscar – Com mais de 30 anos de profissão —, Ricardo Stuckert tem carreira conhecida no fotojornalismo político. No currículo, coleciona cargos importantes — foi fotógrafo oficial da Presidência da República entre 2003 e 2011. Ele foi o diretor de fotografia e de imagens exclusivas do filme Democracia em Vertigem, da diretora Petra Costa. A produção brasileira exibida pela Netflix concorre ao Oscar 2020, na categoria Melhor Documentário.
“Noite de Ideias”- A exposição Índios Brasileiros também faz parte do evento mundial “Noite de Ideias”, que nasceu em Paris e acontece simultaneamente nos cinco continentes, no próximo dia 30 de janeiro. A partir das 18h, a Aliança Francesa será palco de debates e manifestações culturais em torno do tema “Floresta – como ser vivo e lugar de seres vivos”. Pesquisadores brasileiros e franceses, artistas e representantes indígenas, vão compartilhar seus trabalhos e vivências e discutir os desafios da preservação ambiental. O fotógrafo Ricardo Stuckert será um dos convidados.
Nesse dia, as casas de cultura e saberes franceses espalhadas pela França e pelo mundo vão celebrar juntas a livre circulação do conhecimento e das ideias. Conferências, encontros, rodas de conversa, projeções e performances artísticas terão um tema em comum: Être vivant (ser vivo). No Brasil, o evento acontecerá em São Paulo, Rio de Janeiro e em Brasília.
Serviço
Índios Brasileiros
Exposição de Ricardo Stuckert
De hoje a 28 de fevereiro, na galeria da Aliança Francesa
De Segunda a sexta-feira, das 08h às 20h
Sábados, das 09h às 12h
Aliança Francesa – SEPS Q 708/908
Entrada franca