Brasília é sem dúvidas uma das cidades mais internacionais do Brasil. Sendo o lar de diversos organismos internacionais, centro da política no país e berço das representações diplomáticas, a capital federal passou a atrair não só os olhares de vários empreendedores, mas como o interesse da população em locais que oferecessem uma excelente gastronomia.
Foi pensando nisso, e em trazer uma culinária internacional e sofisticada, que os amigos Matilde Gemeli e Ricky Araújo criaram o The Queen’s Place na 116 Sul. A casa que para muitos se parece um restaurante saído diretamente de Londres, oferece muito mais do que as iguarias da terra da Rainha Elizabeth II. A casa inglesa é temática, porém a cozinha do restaurante é internacional.
Rick, que além de dono também chefia a cozinha do local, pontua que a ideia era justamente oferecer ao público a essência do britânico com a mescla dos outros países. “Nós sentimos que faltava em Brasília um local diferente, com um certo nível de luxo e conforto, inclusive nos pratos. Então nós trouxemos a culinária inglesa juntamente com as coisas boas dos outros países”.
Segundo Rick, essa mistura agrada estrangeiros que residem em Brasília e os próprios brasileiros. “Nossa cozinha é diversificada, então você pode conhecer a culinária de outros países e atrair estrangeiros e brasileiros”, salienta. O público de embaixadas e a renda per capita do Distrito Federal também foram fatores determinantes no desejo de trazer o The Queen’s Place e a culinária internacional ao Brasil.
Buscando mesclar tendências e apresentar ao público essa faceta internacional, Rick elaborou três pratos que já estão no cardápio do The Queen’s Place que ilustram a gastronomia internacional que vem ganhando cada vez mais espaço em Brasília. Durante 9 meses Rick pensou no cardápio, especialmente na junção das entradas que mais tinha saída no restaurante.
Iniciando a experiência gastronômica, o chef elaborou uma entrada chamada Queen’s Sampler, que serve até quatro pessoas e que traz um pouco dos pratos da culinária britânica e até italiana. Inclui bruschettas, sanduiches de ham and cheese [presunto e queijo], avocado and bacon [abacate e bacon], frango com queijo brie e muçarela com pesto, além do clássico inglês fish and chips [peixe e batatas]. As iguarias são acompanhadas com molho tártaro e barbecue original feito pela The Queen’s. O local utiliza em sua maioria ingrediente orgânicos.
O segundo prato vem com grandes influências de outros países, tendo opção um risoto de quatro queijos, sendo gorgonzola, provolone, brie e parmesão, finalizado com um toque de geleia caseira de damasco e uma tuile crocante. O gorgonzola contrasta com a geleia, formando um sabor inconfundível.
Trazendo para a América Latina, a segunda opção de prato principal é o famoso Ancho Steak. O bife de ancho argentino é suculento, e servido com purê de mandioquinha e farofa de cebola caramelizada crocante.
Para finalizar, a sobremesa também traz duas opções, a tradicional cheesecake de limão siciliano e a deliciosa Banoffee, uma cheesecake com uma camada de biscoito escocês, doce de leite importado, banana e finalizado com praliné de caramelo. Ambas igualmente incríveis.
LONDRES E O MUNDO – Idealizada por Matilde e Ricky, que compartilham a mesma paixão pelo Reino Unido, o The Queen’s Place surgiu como um desejo e a concretização de um sonho. “Eu conheci a Matilde no café dela em Londres, quando fui estudar marketing digital e comportamento do consumidor. Fiquei encantado com a prateleira dela, cheia de bolos e doces lindo”. Relembra Ricky. “Após nos conhecermos melhor e eu apresentar o projeto que eu já tinha, o desejo de montarmos um negócio e nos tornarmos sócios foi instantâneo”.
A sociedade foi firmada em novembro de 2016 e em abril de 2017 eles desembarcaram no Brasil para fazer um estudo de mercado em Brasília. “Escolhermos Brasília como sede, por sua renda per capita e por ter um público internacional e local ávidos por uma gastronomia sofisticada e mundial. Daí partimos para a definição do endereço”, diz Ricky. A quadra 116 Sul foi a escolhida pela sua movimentação e pelos espaços próximos que já atraiam um público considerado alvo para os sócios. “O jardim dos fundos do restaurante foi o elemento final para decidirmos definitivamente que este seria o local. Era perfeito”.
Com as portas abertas desde maio de 2018, o local vem funcionando das 7h às 22h todos os dias, oferecendo no cardápio uma infinidade de opções, desde o café da manhã e almoço, até o tradicional chá da tarde e jantar.
Ricky afirma que a casa ficou muito conhecida pelo seu tradicional chá da tarde, porém o The Queen’s vai além. “Nós oferecemos muitas coisas além da pâtisserie e do chá. Temos refeições, a nossa própria carta de vinhos, nosso bar de drinks e uma promoção todas as quartas-feiras. Na Bubble Wednesday as garrafas de espumante saem pela metade do preço”.
A casa trabalha com reservas e possui o cardápio completo com todas as descrições e preços no site https://www.thequeensplace.com/