Para combater o fumo na Suécia, campanha cria banner que reage a fumantes próximos
A rede de farmácias Apotek Hjartat inventou uma nova maneira de chamar a atenção para a prática do fumo na Suécia: um banner de publicidade que automaticamente reage quando fumantes passam nos arredores.
A tecnologia funciona assim: a estrutura do banner é equipado com um detector de fumaça de cigarros e, quando algum fumante caminha próximo, o rapaz que estampa do banner começa a tossir, indicando a presença de substâncias nocivas pelo local.
A ideia faz parte de uma campanha massiva adotada pela Apotek Hjartat numa resolução de ano novo que visa ao combate ao fumo. E, segundo a rede, a recepção das pessoas têm sido bastante adversas; mas, no geral, positivas.
“Todo fumo é um problema das pessoas que fumam; se não agora, mais tarde os problemas aparecem. Recentemente a Suécia implantou imagens de alerta em todos os pacotes de cigarro. Por que? Porque fumar simplesmente não faz bem para você. Lembretes nunca são demais”, disse uma porta-voz da Apotek Hjartat.
A Suécia é um dos países cujo número de fumantes tem diminuído ano após ano. De acordo com o Swedish Match, um recorde foi atingido em 2015, quando 11% da população adulta foi classificada como fumantes ativos. É o menor número já registrado no país.