A comemoração do Dia da Defesa Nacional da Indonésia foi no dia 03 de dezembro, no Clube da Aeronáutica e foi servido um jantar com comidas típicas e também locais. A festa teve como tema “Forças armadas, profissionais, orgulho do povo”. No contexto internacional, os militares indonésios estão envolvidos na manutenção da paz em vários locais de conflito em todo o mundo.” Além disso, participam ativamente no fornecimento de ajuda às comunidades atingidas por vários desastres naturais”, discursou o Coronel aviador Arif Adi Nugroho, adido militar da Indonésia.
Nos últimos anos, a cooperação de defesa Indonésia – Brasil, especialmente entre as duas forças armadas, está crescendo fortemente. As visitas mútuas das autoridades das forças armadas dos dois países e a aquisição de produtos de defesa, bem como a transferência de tecnologia. “Tudo isso serve como um instrumento para aumentar nossa cooperação e amizade mais ampla e profunda. Além disso, uma coisa muito importante nessa relação é que a distância entre os dois países não é mais um problema”, garantiu No futuro, a frequência de visitas mútuas pelas autoridades de defesa dos dois países será ainda mais intensa no futuro. Esta situação positiva deve-se certamente ao Trabalho e aos esforços das duas forças armadas.
O adido lembrou-se da ida de militares brasileiros à indonésia e da vinda de colegas indonésios ao Brasil. “No futuro, a frequência de visitas mútuas pelas autoridades de defesa dos dois países será ainda mais intensa. Esta situação positiva deve-se certamente ao trabalho e aos esforços das duas forças armadas”, disse Nugroho.
A identidade das forças armadas da Indonésia, cujo nome mudou várias vezes, começando com “Forças Armadas da Segurança dos povos”, “Forças Militares da República da indonésia” e “forças armadas Nacionais da indonésia”, que mais tarde cresceram com sua postura cada vez mais moderna e profissional. Além do embaixador indonésio Edi Yusup, chefes de missão dos países asiáticos, adidos militares de várias embaixadas , também estava presente o representante do comando do Exército, General Jorge Cardoso.