A cerimônia aconteceu no dia 03 de dezembro, na Embaixada da Finlândia, em parceria com os Correios e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e Comunicações, marcando não só a Data Nacional como ainda o centenário das relações diplomáticas entre Brasil e Finlândia. Na ocasião o grupo ‘Amigos da Dança Folclórica de Penedo’ apresentou danças da cultura finlandesa e na gastronomia os chefes Noora Sipilä e Kalle Tanner prepararam pratos tradicionais com toques refinados.
O selo estampa uma das incríveis tapeçarias de EilaAmpula, artista da Finlândia que veio para o Brasil ainda criança e cresceu em Penedo, colônia finlandesa no estado do Rio de Janeiro. Em suas tapeçarias, Eila mostrou diversas cenas do cotidiano brasileiro, que a inspirava a produzir suas peças. Além dos 100 anos de relações entre os dois países, em 2019 celebram-se ainda os 90 anos da fundação da colônia em Penedo.
O general Floriano Peixoto Neto, presidente dos Correios do Brasil, prestigiou o evento. ”Ao lançar o selo numa data importante para a Finlândia, os Correios cumprem o papel de consolidar as relações entre os dois países”, ressaltou. O embaixador Jouko Leinonen citou a colônia finlandesa na cidade brasileira de Penedo e membros da comunidade também prestigiaram a festa com roupas típicas e dança. “Essa colônia é hoje um símbolo vivo dessa relação”, destacou. O diplomata falou também sobre as conquistas do país e da amizade com o Brasil que é longa e se estabilizou logo após a primeira guerra mundial.
História – A Finlândia proclamou sua independência em 06 de dezembro de 1917, dois anos depois o Brasil reconheceu a Finlândia como um país e apenas alguns meses depois abriu o Consulado em Helsinki. Anos mais tarde os dois países instalaram suas respectivas embaixadas. Apesar da celebração dos 100 anos, as relações fino-brasileiras são mais longas. Naturalistas finlandeses visitaram o Brasil no início dos anos 1800. O Imperador Dom Pedro II visitou o país europeu em 1876. Uma curiosidade sobre a Finlândia é que eles tem o café como uma paixão nacional e à época da visita do Imperador, o café brasileiro já era muito popular por lá. Na 2ª Guerra Mundial o Brasil apoiou o país nórdico doando 10 mil sacas de café,.
As relações políticas entre os países se fortaleceram em 1980 quando começaram as visitas ministeriais. A Finlândia trouxe para o Brasil sua telecomunicação, tecnologia de energia e mineração. Por sua vez o país tropical levou seus minerais, produtos agrícolas e aviação à jato. O Brasil é considerado o maior parceiro comercial da Finlândia na América Latina.