Depois de um ano e meio de negociações, as grandes lojas de departamento em Paris vão abrir as portas todos os domingos. A medida visa atender melhor os turistas internacionais que visitam a capital.
A Galeria Lafayette, situada no 9° distrito da capital, foi a primeira a aderir ao dispositivo neste domingo (8). Segundo o grupo, a abertura pode representar de 5% a 10% a mais no volume de vendas.
Na semana passada, a galeria Printemps, vizinha da Lafayette, obteve um acordo dos sindicatos para a abertura da loja aos domingos, em meados de abril. A galeria foi a última a aderir à proposta apresentada pelo ex-ministro da Economia, Emmnuel Macron, e atual candidato à presidência, que flexibiliza o trabalho aos domingos.
A lei abrange lojas situadas em áreas “internacionais”. Os turistas estrangeiros são responsáveis por 50% das vendas das lojas de departamentos de Paris. Muitos deles, com as lojas fechadas, preferem então viajar para Madri ou Londres para continuar a fazer compras.
Balanço positivo – O shopping Beaugrenelle, situado perto da Torre Eiffel, registrou um aumento de 28% no movimento depois que decidiu abrir aos domingos. O BHV, perto do Hotel de Ville, sede da prefeitura de Paris, também obteve o direito de abrir as portas desde 3 de julho. O volume de vendas, desde então, aumentou cerca de 10% segundo a direção.